Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Atletas de escolas estaduais, municipais e particulares da capital competiram nesta segunda-feira

Atletas de escolas estaduais, municipais e particulares da capital competiram nesta segunda-feira Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Atletas de escolas estaduais, municipais e particulares da capital competiram nesta segunda-feira Atletas de escolas estaduais, municipais e particulares da capital competiram nesta segunda-feira

As primeiras competições da etapa regional de Palmas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e  dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) tiveram início nesta terça-feira, 30. Cerca de 900 alunos atletas de 61 unidades de ensino da rede estadual, municipal e particular da capital estão em busca da colocação para a etapa estadual dos jogos.

Os primeiros a disputar foram os competidores das modalidades individuais das provas de atletismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia. Cerca de 100 estudantes participaram deste primeiro dia de competições nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Uma das campeãs das provas de atletismo foi Bárbara Cristina Cardoso Fernandes, aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo. Com a medalha de ouro em mãos, a estudante de 14 anos comemorou o rendimento nos 200 metros e revelou que o talento para os esportes vem de família. “Estou muito feliz por ter conseguido o primeiro lugar. Este é meu segundo ano nos Jets e estou me preparando para ser boa como a minha irmã Maikely Jordana, que também é atleta”, contou empolgada.

Quem também levou medalha para casa foi o estudante Marcos Emanuel Rodrigues, que cursa o 1º ano na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso. Estreante nos Jogos, ele garantiu o segundo lugar no atletismo na prova dos 400 metros. “Realmente não esperava já conseguir a prata assim de cara. Estou muito feliz com essa experiência. Ainda que meu índice não seja suficiente para a fase estadual, já é um grande incentivo para treinar mais e fazer um melhor tempo da próxima vez”, revelou satisfeito.

Modalidades coletivas

As modalidades coletivas começam no dia 2 de maio, para os atletas da categoria de 12 a 14 anos. Até o dia 5 do mesmo mês, os campeões desta categoria serão definidos. Já os participantes com idade entre 15 a 17 anos competirão no período de 9 a 12 de maio. A Fase Estadual acontece nos meses de junho e agosto em Palmas.

Regionais simultâneas

Outras 13 etapas regionais serão realizadas para definir os finalistas estaduais. Os municípios sede das 13 Diretorias Regionais de Educação receberão os atletas dos municípios vizinhos entre os dias 9 de maio a 23 de junho para as disputas das modalidades individuais e coletivas. A exceção é a Regional de Palmas que, devido ao elevado número de participantes, foi dividida em duas. Na primeira, competem exclusivamente os alunos da capital, a segunda é a seletiva para os estudantes dos municípios do interior.

Jets e Parajets

Esta é a 29ª edição dos Jets e a 6ª dos Parajets. Ao longo dos anos, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem trabalhando para aperfeiçoar este importante instrumento de desenvolvimento das habilidades físicas dos estudantes. Também é objetivo dos Jets promover a integração e a inclusão social por meio das práticas desportivas, bem como o Parajets, que com o esporte escolar adaptado oportuniza a interação social e o desenvolvimento das aptidões de estudantes com deficiência física, visual e intelectual.