Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A Polícia Militar retirou de circulação dez armas de fogo somente em dois dias, no estado. As ações ocorreram nas cidades de Paraíso do Tocantins, Nova Olinda, Muricilândia, Colmeia, Colinas do Tocantins e Brasilândia. As ações foram possíveis graças a abordagens realizadas, denúncias da população e operações em andamento. Seis indivíduos foram levados ao ciclo de persecução criminal e responderão pelos crimes cometidos.

Em Nova Olinda, no dia 29, por volta de 16 horas, três indivíduos foram abordados e com eles foi encontrado um revólver cal. 38 sem marca e número de série 200953 e (6) munições cal. 38 intactas. Testemunhas denunciaram um autor de ameaças, na noite anterior, em cuja residência estava, juntamente com outros dois rapazes, planejando realizar um homicídio. 

Em Colinas, também dia 29, por volta de 18 horas, equipes da PM realizaram abordagem a uma motocicleta em atitude suspeita. Os mesmos estavam suspeitos de terem praticado um roubo na cidade de Brasilândia. Na abordagem os autores reagiram, sacaram armas de fogo e começaram a efetuar disparos, sendo repelida a injusta agressão. Sem feridos, os autores evadiram mas um deles foi capturado dentro do matagal. Com ele, a PM recolheu duas armas de fogos, sendo 01 (um) revólver cal. 38 e 01 (um) pistola de fabricação caseira. Foram recuperados vários objetos, dinheiro e armas e um veículo utilizado no assalto.

Em Muricilândia, 29, por volta de 20 horas, após denúncias de furtos em propriedades rurais ocorridos em dias anteriores, cidadãos afirmaram que em uma residência na cidade havia vários materiais oriundos dos furtos, como arma, ferramentas de uso de pedreiro carpinteiro e materiais elétricos. Em abordagem com apoio de várias viaturas, foi localizado 01 (uma) espingarda cartucheira da marca "boito" calibre 32, com numeração ilegível; 02 espingardas bate bucha de fabricado caseira; o1 cartucho calibre 20 marca CBC, 02 cartuchos calibre 32 marca CBC intactos; 01 molinete da marca maruri; 01 carretilha marca black max; 02 (duas) varas de pescar; 02 lanternas marcas Caerus premiere e 01 (uma) serra mármore da marca Bosch. Já em outra residência foi encontrada 01 (uma) espingarda da marca Boito calibre 28 sem numeração. Em uma terceira residência foi apreendida 01 (uma) espingarda calibre 28 marca CBC; 08 (oito) cartuchos calibre 28 marca CBC intactos e 01 deflagrado, 02 cartuchos calibre 36 intactos e 04 cartuchos deflagrados, sendo 05 cartuchos da marca CBC e 01 (um) sem poder definir a marca; 02 (duas) facas tipo peixeira; 02 (duas) carretilhas, uma da marca Fleming e outra da marca marine; 05 varas de pescar de fibra; 03 (três) molinetes da marca Marine Sport e 01 canivete.

Já na cidade de Colmeia, 30, por volta de 0h30min, equipes da PM abordaram um contumaz autor de furtos em companhia de outro cidadão em atitude suspeita. Na abordagem, um dos autores apontou arma para as equipes e, para cessar a injusta agressão iminente, a PM efetuou disparos contra o agressor. O autor dos disparos adentrou em uma residência e, após negociação de rendição, o autor jogou a arma de fogo pela janela e se entregou. A arma utilizada é artesanal curta e de grosso calibre. O autor foi ferido na perna, socorrido e passa bem. O segundo autor não foi localizado.

Por fim, na cidade de Paraíso, equipes do Batalhão Ambiental tentou abordar uma motocicleta, mas esta evadiu e o condutor adentrou em uma residência. Moradores afirmaram que o rapaz ali morava e, após diligências, localizada uma arma de fogo, Espingarda cal.36 desmuniciada, enrolada em um pano na garupa da motocicleta no momento em que a guarnição procedeu à busca veicular. Autor evadiu mas foi qualificado pela equipe.

Em outra abordagem pela mesma equipe, em blitz na TO-447, outro motociclista, após avistar os Policiais, jogou nas margens da rodovia, a uma distância de uns 40 metros de onde acontecia a blitz, dentro de uma sacola, um Revólver com cabo de madeira, de fabricação artesanal, calibre 22 e 12 munições.

Em todos os casos os materiais ilícitos, de origem duvidosa ou armas de fogo foram apresentados na delegacia responsável para procedimentos.

Armas e munições apreendidas

·         01 revólver cal. 38 sem marca e número de série 200953 e (06) munições cal. 38 intactas.

·         01 espingarda cartucheira da marca "Boito" calibre 32, com numeração ilegível;

·         02 espingardas bate-bucha de fabricação caseira; 01 cartucho calibre 20 marca CBC, 02 cartuchos calibre 32 marca CBC intactos;

·         01 espingarda da marca Boito calibre 28 sem numeração.

·         01 espingarda calibre 28 marca CBC; 08 (oito) cartuchos calibre 28 marca CBC intactos e 01 deflagrado, 02 cartuchos calibre 36 intactos e 04 cartuchos deflagrados, sendo 05 cartuchos da marca CBC e 01 (um) sem poder definir a marca;

·         01 revólver cal. 38

·         01 pistola de fabricação caseira.

·         01 arma artesanal curta e de grosso calibre

·         01 espingarda cal.36 desmuniciada,

·         01 revólver com cabo de madeira, de fabricação artesanal, calibre 22 e 12 munições.