Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O alho de folha, que pode substituir o alho tradicional, é um dos exemplos da unidade demonstrativa de Pancs

O alho de folha, que pode substituir o alho tradicional, é um dos exemplos da unidade demonstrativa de Pancs Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O alho de folha, que pode substituir o alho tradicional, é um dos exemplos da unidade demonstrativa de Pancs O alho de folha, que pode substituir o alho tradicional, é um dos exemplos da unidade demonstrativa de Pancs

Como parte das ações do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na Agrotins 2019, uma unidade demonstrativa de Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs), vai estar a disposição dos agricultores e visitantes.

De acordo com a gerente de agroecologia do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, as Pancs já vêm chamando a atenção de produtores e consumidores em todo País que buscam alternativas de uma alimentação mais saudável. 

“A gente tem visto que o mercado de produtos naturais tem crescido no Brasil, sendo difundido por pesquisadores e em vários restaurantes, pois as pessoas querem uma alimentação mais saudável. Visto dessa ótica, dentro da agroecologia, resolvemos trazer esse novo nicho que são as plantas alimentícias não convencionais, pois elas são de fácil acesso e podem ser cultivadas tanto em hortas, como em vasos nos quintais de nossas casas”, disse a gerente.

Segundo ainda Dryelly Rodrigues, a finalidade da unidade é justamente repassar informações para que as pessoas possam conhecer melhor essa prática e aumentar a demanda e o consumo desses produtos, sendo uma ótima alternativa de renda para os agricultores familiares

“Alguns agricultores agroecológico já vem fazendo o resgate desse tipo de cultura, e nós queremos abrir uma oportunidade para que outros também tenham informações sobre essa prática, pois são plantas nativas, que não requerem muitos cuidados e insumos. Um dos exemplos que vamos mostrar é o cultivo do alho de folha, que pode substituir o alho tradicional no preparo de receitas e saladas. Ele tem sabor mais leve e pode ser utilizada tanto as folhas quanto a batatinha, que é o alho que fica na terra”, frisou a gerente, acrescentando que na Agrotins será distribuído material informativo para divulgação das características e benefícios de varias espécies de Pancs.

 A beldroega é uma planta alimentícia não convencional

Pancs

As plantas alimentícias não convencionais são todas as plantas que têm uma ou mais partes apropriadas para a alimentação humana, mas não estão incluídas no cardápio cotidiano. Cascas, talos e folhas de plantas que costumamos consumir também são consideradas  Pancs.

Elas podem ser encontradas em hortas domésticas, da agricultura familiar, ou ainda em disseminação espontânea, podendo ser também encontradas em quintais e parques públicos. No entanto, para garantir a segurança alimentar, o ideal é procurar por elas em feiras livres ou diretamente com os produtores rurais.

Outras atividades

A Agrotins 2019 tem como tema o Agronegócio de Atitude Sustentável, e quem visitar o pavilhão do Ruraltins terá ainda a oportunidade de participar de palestras e demonstrações práticas voltadas para a temática. Técnicas como manejo e recuperação de áreas de preservação permanente, recuperação de pastagens degradadas, fertilidade do solo, criação de abelhas sem ferrão, Projeto Reniva (multiplicação rápida de mandioca), avicultura caipira, piscicultura, dentre outras atividades, estão na programação. Os produtores rurais terão também a disposição unidades de produção agrícolas com exemplos de sistemas que podem ser implantados em suas propriedades, aplicando técnicas e tecnologias adequadas.  

Agrotins

A Agrotins  2019 ocorrerá entre os  dias 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, e tem como objetivo difundir conhecimentos, tecnologias e pesquisas agropecuárias. O público alvo é o produtor rural, empresários e a sociedade em geral.

A Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Aquicultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Agencia de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais Instituições públicas e privadas do setor agropecuário.