Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wevverson Cesar Costa

Foto: Wevverson Cesar Costa

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) formou, nessa sexta-feira,3, o total de 12 profissionais no Curso de Especialização em Salvamento Aquático (Cesaq). Durante a cerimônia de entrega das certificações foi, também, apresentada a turma do Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar (EAPH) e realizada a despedida de militares do serviço ativo para a reserva.

Com carga horária de 168 horas/aula a capacitação do Cesaq teve início no dia 2 de abril, com especificidade em salvamento aquático noturno, em rios de correnteza e em locais com enchentes e inundações. Na grade da especialização eles participaram de salvamento aquático, primeiros socorros, condução e manutenção de embarcações e treinamentos físico e militar.

Já o Estágio de Atendimento Pré-Hospitalar, terá início no dia 7 de maio e duração de uma semana, sendo 10 horas/aula, por dia, que acontecerão na Academia de Formação de Bombeiros Militar, em Palmas.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, as capacitações precisam ser continuadas para munir a equipe de condições de atuação e dar à sociedade um retorno positivo dos aprendizados. “As capacitações eram demandas antigas da corporação. Hoje temos a oportunidade de requalificar os bombeiros militares, levar a eles conhecimentos para serem desenvolvidos, da melhor forma possível, nos trabalhos diários”, afirmou.

Despedida

O momento foi, ainda, de despedida. Com 31 anos de serviço prestado à corporação, o 2º tenente Cesar Augusto da Silva Costa passou do serviço ativo para a reserva. Segundo ele, na memória ficou a gratidão pelas lições, aprendizados e o sentimento de dever cumprido. “As conquistas foram alcançadas em meio a momentos que me desafiaram como ser humano e como profissional. Tenho uma grande satisfação de, ao sair da ativa, ver o Corpo de Bombeiros revigorado. Ao mesmo tempo, feliz em saber que deixo, aqui, no quadro efetivo, amigos e um filho fazendo parte desse bom momento que a corporação vive”, disse.