Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Arquivo/Seduc

Foto: Arquivo/Seduc

Estão abertas as inscrições para o 12º Concurso de Redação do Senado da República e a 9ª edição do Projeto Jovem Senador. Podem participar jovens estudantes matriculados no ensino médio na rede pública e que tenham até 19 anos. A inscrição poderá ser feita até o dia 16 de agosto.

A redação deverá ser elaborada na escola com a orientação de um professor. O tema deste ano é "Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil". O objetivo é promover um momento de reflexão na escola sobre política, democracia e o exercício da cidadania.

A seleção será realizada em três etapas: a primeira acontece na própria escola, com a seleção do aluno que melhor representará a unidade escolar. A segunda etapa acontecerá no âmbito dos estados, em que cada secretaria de Educação selecionará três redações e encaminhará ao Senado. A última etapa será realizada pelo Senado, que selecionará os 27 melhores trabalhos.

Os vencedores participarão da edição anual do Jovem Senador, a realizar-se em Brasília/DF, no período de 25 a 30 de novembro. Uma equipe de consultores legislativos analisará as ideias encaminhadas pelos estudantes, observando questões constitucionais e jurídicas. Os jovens senadores defenderão suas ideias na elaboração de proposições legislativas e vão simular a realidade de uma sessão parlamentar.

“Estamos ansiosos para ver como será a abordagem de alunos e professores diante do tema deste ano. Sabemos que o orçamento é um assunto bastante complexo, mas acreditamos que os jovens ficarão instigados e apresentarão perspectivas interessantes sobre o uso do dinheiro público. Esperamos superar a meta de 12% de participação das escolas neste ano”, afirmou Vaneide Labres, coordenadora do programa no Estado.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) incentiva a participação dos alunos. Todos os estudantes classificados em primeiro lugar em suas unidades da federação e que viajarem a Brasília serão diplomados como “Jovens Senadores”. Também todos os finalistas recebem certificados e suas escolas são premiadas com kits de livros para compor o acervo da biblioteca.