Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O consumidor deve estar atento aos preços e também as ofertas anunciadas

O consumidor deve estar atento aos preços e também as ofertas anunciadas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O consumidor deve estar atento aos preços e também as ofertas anunciadas O consumidor deve estar atento aos preços e também as ofertas anunciadas

O consumo consciente, realização de pesquisa de preços e planejamento são as principais orientações do Procon Tocantins para as compras do Dia das Mães, que é comemorado no próximo domingo, 12 de maio.

“Definir qual será o presente, estar atento ao orçamento e saber quanto vai gastar, são os primeiros passos que o consumidor deve seguir para realizar uma compra consciente”, destaca Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

Além da pesquisa de preço, estar atento as promoções, observar as ofertas e as melhores condições de pagamento, também é fundamental para economizar.

Guardar os comprovantes das compras, dos anúncios como nota ou cupom fiscal, é a garantia de uma possível troca do produto adquirido em caso de apresentar algum defeito. O estabelecimento deve informar as políticas de troca da empresa quando o produto não tiver nenhum vício.

“É importante ressaltar que caso seja necessário abrir uma reclamação no Procon, estes comprovantes são importantes para ajudar na comprovação da compra”, ressalta.

O Procon Tocantins alerta ainda que em caso de o consumidor comprar um produto que venha a apresentar defeito,  a orientação é que mesmo procure o lojista ou o fabricante do produto. “É importante que o consumidor informe sobre o ocorrido e tenha conhecimento que a responsabilidade pelo produto é de ambos”, afirma o gestor.

Para aqueles que vão comemorar o Dia das Mães em clubes, restaurantes ou em outros estabelecimentos devem ficar atentos ao pagamento da taxa dos serviços.

“Os 10% sobre o valor total da conta, é opcional. Além disso, o preço do couvert, precisa ser informado em lugar visível e não é permitido a cobrar nenhuma taxa em caso da perda da comanda. É responsabilidade do estabelecimento controlar o que está sendo consumido pelo cliente”, explica.

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade deve entrar em contato com o Procon Tocantins por meio do Disque 151 ou pelo Whats Denúncia (63) 9 9216-6840.