Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

A visita do presidente Jair Bolsonaro a Araguaína/TO, que seria neste mês, será na primeira quinzena de junho. A reprogramação foi necessária em virtude da viagem do presidente aos Estados Unidos na próxima semana. Na oportunidade, será realizada a solenidade de entrega do Residencial Primavera Norte, com 500 unidades habitacionais. 

O prefeito Ronaldo Dimas visitou o residencial nesta quarta-feira, 8, e avaliou a infraestrutura do novo loteamento. “Todas as casas foram vistoriadas pela Caixa e os contratos já estão sendo feitos. Vamos ter muito orgulho de, junto com a Presidência da República, entregar as chaves em breve para esses 500 sortudos que irão morar aqui, que é um lugar bem agradável”, comentou Dimas.

O residencial é planejado e será entregue com infraestrutura completa: asfalto, calçadas com acessibilidade, praça com estacionamento e academia ao ar livre, redes de esgoto, água e energia. Além de transporte coletivo, nas proximidades há uma escola, creche, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e unidade básica de saúde.

A construção do residencial foi viabilizada por meio de uma parceria da Prefeitura com o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e Caixa Econômica Federal (CEF). O coordenador do MNLM no Tocantins, Bismarque Roberto Miranda, destacou que o projeto cumpre um papel social pela moradia urbana.

Unidades habitacionais

Em Araguaína, são 6.200 casas entregues ou em construção e outras 1.500 a serem construídas. O Residencial Lago Azul conta com 2.530 casas entregues. No Costa Esmeralda e Construindo Sonhos, mais de 2.200 famílias já moram com infraestrutura de qualidade. No Residencial Irmã Dorothy, são 36 unidades.

No Parque do Lago, 881 serão entregues. Além das 500 casas em construção no Residencial Primavera Norte, outras 1.500 moradias serão construídas no Residencial Vila Verde. 

Em terrenos de 162 metros quadrados (9 x 18 metros), as casas têm área construída de 43,5 m², possuindo dois quartos, sala com cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico e forro.

A construção é em concreto armado. Para o engenheiro Sérgio Bernardes, da construtora responsável pelas obras, é um tipo de obra mais duradoura. “A qualidade do concreto armado nem se compara com alvenaria em termos de resistência. E tem o mesmo conforto da alvenaria, isso já foi testado e aprovado”.