Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Junior Suzuki

Representante da Câmera Setorial de Teatro, Tales Victor Pontes Monteiro foi eleito para a presidência do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), junto com Almecides Pereira, da Câmera Setorial de Literatura, na vice-presidência. Luciane de Marque Bortoli, da Fundação Cultural de Palmas, completa a equipe, como secretária geral. A eleição foi realizada nesta última segunda-feira, 13, na primeira reunião da nova composição do CMPC.

Na ocasião também foi definido o calendário de reuniões ordinárias, que irão acontecer em todas as segundas do mês, além da deliberação sobre a dinâmica de trabalho para a avaliação de projetos inscritos no edital para seleção de projetos com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

“Temos muitos planos para potencializar as políticas públicas já existentes na cidade, através de uma força conjunta com a FCP e sociedade civil, através das Câmeras Setoriais. Nós queremos pautar nossa gestão pela transparência e pela ampliação de ações”, afirmou Tales Monteiro, ao ressaltar também que o “objetivo é que o Conselho seja mais participativo com bastante atuação das Câmeras Setoriais”.

O Conselho

Criado em 1998, o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) tem caráter consultivo, normativo, deliberativo e permanente, o CMPC é vinculado ao Sistema Nacional de Cultura, institucionalizando a relação entre a gestão municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Entre as atribuições do conselho está a participação na formulação, elaboração e o acompanhamento da política cultural do município, e também da fiscalização do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.