Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Folha Filho foi pivô de tumulto em votação de decreto contra BRK Ambiental

Folha Filho foi pivô de tumulto em votação de decreto contra BRK Ambiental Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista Folha Filho foi pivô de tumulto em votação de decreto contra BRK Ambiental Folha Filho foi pivô de tumulto em votação de decreto contra BRK Ambiental

Com polêmica e bate boca a Câmara de Vereadores de Palmas aprovou em 1º turno de votação o Projeto de Decreto Legislativo que susta os efeitos do Termo Aditivo de Re-ratificação nº 02/2013 e o Termo Aditivo 03/2017 , do contrato de concessão para exploração dos serviços públicos de água e esgotamento sanitário e alienação de bens, firmados entre o município de Palmas, na gestão do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), e a concessionária BRK Ambiental.

Apenas o vereador José do Lago Folha Filho (PSD) foi contrário à aprovação do projeto. Antes da votação Folha foi protagonista de um tumulto no plenário e alvo de críticas por parte dos colegas de parlamento.

O vereador Milton Néris (PP) fazia uso da tribuna para criticar a atuação da BRK Ambiental em Palmas e os altos valores cobrados pela prestação de serviço de água e esgoto na capital, quando o vereador Folha pediu aparte para rebater as críticas de Néris. “Pra nós é estranho, seria difícil legislar, com o Poder Executivo com poder para fazer aditivos no termo de concessão dado por este município e autorizado por esta Casa, sem que a Câmara possa participar dessa discussão”, disse Folha.

“Eu acho que entendi o que o senhor quer, o senhor quer defender a BRK. Eu não vou defender a BRK, defendo o povo de Palmas”, devolveu Néris.

O desentendimento a respeito do projeto se estendeu à votação que ocorreria minutos depois. Com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o texto foi lido pelo 1º secretário da mesa diretora e posto em votação pelo presidente Marilon Barbosa (PSB). Sem vereadores inscritos para discussão da matéria, o texto foi aprovado em 1º turno.

Entretanto, o vereador Folha que não estava no plenário no momento da votação exigiu a leitura dos nomes dos vereadores que votaram a favor do projeto. Diante da negativa, já que a votação não havia sido nominal, Folha questionou a quantidade de parlamentares no plenário para votar a matéria, afirmando haver menos de 10 parlamentares – quantidade mínima exigida para o quórum.

O vereador Filipe Fernandes (DC) interrompeu e afirmou que Folha estava no plenário, teria visto a votação e pediu que o presidente ignorasse o pedido do colega e desse andamento à sessão. “O negócio é que o vereador Folha gosta de tumultuar mesmo”, foi a resposta de Barbosa.

Iniciou-se então um bate boca no plenário entre Folha pedindo para que a votação fosse reiniciada, Barbosa atendendo à solicitação e outros vereadores questionando a decisão. “Reinicia porque ele precisa mostrar de que lado ele está”, gritou Néris do fundo do plenário.

“Não vamos admitir que o vereador Folha venha aqui tumultuar uma votação que é de benefício para a sociedade”, disse o presidente ao solicitar que o 1º secretário relesse o texto do projeto.

Apesar do empenho de Folha, o projeto foi novamente aprovado em 1º turno pelos vereadores e será votado em 2º turno nesta quarta-feira, 15.