Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Lino Vargas

A Secretaria Municipal de Educação de Gurupi/TO abriu nesta quarta-feira, 22, os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) fase municipal que segue até o dia 25. Os jogos são divididos em categorias de 12/14 e 15/17 anos nas modalidades de handebol, futsal, voleibol de quadra e de praia, nos gêneros feminino e masculino.

Participam 22 Escolas, dentre elas, municipais, estaduais, particulares, conveniadas, o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e o SESI. Somando 488 alunos/atletas e mais de 65 jogos durante quatro dias de competição.

O secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, fez a abertura aos jogos comentando que os alunos aguardam muito por essa competição e é um momento de interação entre as escolas. “Desejo que vocês possam competir de forma saudável, que representem bem as escolas, e que nas próximas fases, regional e estadual, levem com muito orgulho o nome da nossa cidade. Que nesses quatro dias, as competições sejam de forma saudável e leal”, enfatizou agradecendo a todos os professores e diretores das escolas que incentivam os alunos à prática esportiva.

O supervisor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Osvaldo Neto, destacou que realizar esse evento é proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer outras realidades, por meio da integração e interação.

Pamela Neves, de 13 anos, que cursa o 8º ano, na Escola Municipal Professora Ilsa Borges e joga no time de futsal, comentou ser uma satisfação participar dos jogos e que o time está preparado para competir, mas tem a visão de que o mais importante é participar com respeito a todos os times.

As meninas da Ilsa Borges já colecionam vitórias, sendo que foram campeãs nas fases municipal e regional dos Jets 2018 e ficaram em 6º lugar na fase estadual. Segundo o diretor da Escola, Jonatas Barreto, a intenção neste ano é ampliar os resultados e vencer na fase estadual também.

O treinador do time de futsal feminino da Escola da Ilsa Borges, Denilson Gontijo, afirmou ser uma alegria trabalhar com as atletas, e mais do que passar técnica repassa a elas a importância da competição saudável. “Nosso foco não é só vencer, mas principalmente, a diversão, sendo assim, as vitórias são consequências”, afirmou.

Quem também estava animadíssimo para o início dos jogos era o atleta Luís Vinicius, de 13 anos, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras. Para ele, a vitória é apenas um detalhe dessa linda competição. Segundo ele, o time está preparado para competir em igualdade com as demais escolas.

Alice Nunes, de 16 anos, que estuda a 2ª série do Ensino Médio, no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão, e disputará a modalidade voleibol, afirmou que o maior objetivo é a diversão e interação e que sua equipe está preparada para fazer bonito.

Após a cerimônia de abertura, os alunos atletas da Apae e Escola Municipal Gilberto Rezende deram o pontapé inicial às competições.