Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Ribeiro

Foto: Raíza Ribeiro

A experiência vivida por um grupo de profissionais residentes que atuam nos Centros de Saúde da Comunidade das Arnes 53 e 64 (406 e 508 Norte) junto à comunidade do Vale da Cachoeira, região rural de Palmas/TO, fará parte da 16ª Mostra ‘Brasil aqui tem SUS’, que acontecerá entre os dias 2  e 5 de julho, em Brasília/DF. O evento é uma realização do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A Experiência da Capital intitulada ‘Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira’ é uma das cinco experiências tocantinenses que foram selecionadas para a Mostra. “É uma conquista para nós enquanto residentes, profissionais de saúde, cidadãos,  porque acreditamos que dando visibilidade por meio do nosso projeto, mais ações nesse sentido vão expandir para as áreas rurais, não só no Vale da Cachoeira. E a potência desse grupo, estando visível na aprovação de um trabalho a ser apresentado em âmbito nacional, vai trazer mais visibilidade e melhorias para cá”, ressalta a nutricionista residente Mallu Mayara Leite, que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

O projeto

O projeto existe há cinco anos, tendo como peça fundamental a agente comunitária de saúde, Sônia Santana Oliveira, que atua na comunidade desde que foi admitida no concurso em 2014, tendo sob sua responsabilidade 120 famílias moradoras do Vale da Cachoeira e do Setor Leste, ambos na zona rural. “Esse grupo existe há cinco anos, e inovou com a vinda dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família que vieram para somar. Eles fazem um trabalho maravilhoso e tanto eu quanto a comunidade só temos a agradecer pelo trabalho dessas pessoas dedicadas”, diz Sônia, ressaltando que a comunidade responde participando ativamente das reuniões.

Os encontros são quinzenais, sempre na sexta-feira, quando são abordados temas voltados à promoção da saúde e em datas comemorativas promovem atividades lúdicas buscando o fortalecimento de vínculos entre os moradores. Como na última sexta-feira, 17, que em alusão ao Mês das Mães, a nutricionista Mallu Mayara ministrou um curso de automaquiagem, com bastante interação das mães presentes.

“A gente sempre procura trazer temas voltados para área da saúde, dentro das categorias de profissionais que temos no Nasf. Já abordamos temas voltados para fitoterapia, introdução alimentar, alimentação saudável, exercícios físicos, saúde bucal. Por meio do grupo, a gente já mudou condições de saúde e já estreitamos vínculos com o centro de saúde. Eu tive paciente que estava encaminhado para nutrição, que a partir do que ele aprendeu no grupo, em orientação de promoção à saúde, já conseguiu mudar os hábitos de vida sem precisar de um atendimento individualizado”, complementa Mallu.

Comunidade assistida

 A presidente da Associação dos Chacareiros do Vale da Serra (Ascase), Solange Vieira, ressalta que o trabalho realizado pela equipe de saúde vem ao encontro do modo de vida escolhido pelos moradores locais. “Esse grupo especial da saúde, comandado aqui pela nossa agente Sônia, tem trazido um diferencial contribuindo de forma diferenciada para qualidade de vida, que o pessoal aqui optou, de ter uma vida mais saudável, que busca a prevenção, não só o tratamento. E esses profissionais chegaram para poder trazer essa informação para essa comunidade que é muito carente de informação. Seja na preparação de uma comida saudável, de um remédio alternativo, na necessidade do exercício físico para sua saúde, entre outras”, destaca.

A manicure Neurivânia Reis de Sousa é frequentadora assídua das reuniões. “Eu acho bom demais, cada vez mais une o pessoal do Vale e a gente recebe muita informação importante para viver uma vida mais saudável”, afirma.

O trabalho desenvolvido no Vale da Cachoeira conta ainda com a odontóloga Ana Paula Milhomem, a profissional de educação física Brenda Mesquita, as fisioterapeutas Gersimeyre Coelho, Lívia Sacha Oliveira e Thaís Sales, o enfermeiro Halanderlan Santana e a farmacêutica Thaís Ventilari.

Experiências tocantinenses selecionadas

Experiência de Aparecida do Rio Negro: Grupo de reeducação alimentar – Apresentadora Maria Tereza Almeida Menna Barreto.

 Experiência de Guaraí: Atenção odontológica na primeira infância: meu primeiro dentista - apresentadora Georgia Cristina Cecconello;

 Experiência de Gurupi: Campanha permanente de castração de cães e gatos: combate estratégico às zoonoses centrado nos princípios do SUS e no conceito território em saúde – Apresentador Pedro Alexandre da Silva Alencar;

 Experiência de Palmas: Estágio na comunidade: ações de educação em saúde realizadas na comunidade Vale da Cachoeira – Apresentadora Ana Paula Milhomem Lima;

 Experiência de Pedro Afonso: Projeto Vida, Humanizar é Preciso - Apresentador José Martins de França.