Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Colinas do Tocantins intensificou as ações de vacinação contra a gripe e dobrou o efetivo técnico das equipes móveis que, desde o dia 10 de abril, percorrem os bairros e zona rural do município em busca das pessoas que  ainda não receberam a dose da vacina. O foco são aqueles que compõem os grupos prioritários de vacinação contra a gripe e que ainda não procuraram os postos de saúde do município para a imunização. A iniciativa foi fortalecida nesta semana e, desde segunda-feira (20), centenas de pessoas já foram vacinadas.

A medida, que vai além do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, é considerada emergencial pela Prefeitura, pois até o momento cerca de 50% da população que compõem os grupos de risco ainda não foram aos postos de saúde em busca da vacinação. Aproximadamente 4.500 pessoas, dos grupos prioritários, foram imunizadas. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os postos estão abastecidos com a vacina trivalente. Para incentivar a imunização, o Posto de Saúde do Setor Santo Antônio encerrará os atendimentos somente às 20h, nesta sexta-feira (24). Todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde estão sendo cumpridos pelo órgão de saúde do município para prevenir infecções com o vírus causador da  gripe H1N1. 

Grupos prioritários

Compõem os grupos prioritários: crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos; grávidas em qualquer período gestacional; mulheres de até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).