Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Censo Escolar é obrigatório para todas as escolas de educação básica do país

Censo Escolar é obrigatório para todas as escolas de educação básica do país Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira Censo Escolar é obrigatório para todas as escolas de educação básica do país Censo Escolar é obrigatório para todas as escolas de educação básica do país

Começa nessa quarta-feira, 29, o período de coleta dos dados do Censo Escolar 2019. Esta é a primeira etapa, e busca informações sobre a Matrícula Inicial da Educação Básica. Todas as unidades de ensino básico do país têm até 31 de julho para preencher os dados no sistema Educacenso. Devem ser informados dados de escolas, turmas, alunos e profissionais.

O recenseamento é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica no país. Com base nas informações declaradas, são calculados e definidos os subsídios para o repasse de recursos do governo federal às escolas. O Censo também é fundamental para orientar as políticas públicas de educação no Brasil.

Após essa etapa, no dia 30 de agosto, o Ministério da Educação irá divulgar os relatórios preliminares. Os gestores das escolas terão 30 dias para a conferência e retificação de eventuais erros nas informações declaradas.

Treinamento

Visando aperfeiçoar o trabalho dos técnicos censitários, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que é responsável por coordenar o processo do Censo Escolar no Tocantins, está promovendo, em Palmas, um treinamento para servidores que alimentam o Educacenso nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). A formação teve início nesta terça-feira, 28, e segue até o dia 30 de maio.

Conforme a gerente de estatísticas e informações educacionais da Seduc, Márcia Flausino, o objetivo da capacitação é promover a atualização quanto às mudanças no sistema e garantir que o processo aconteça de forma mais eficaz. “Como a maioria desses técnicos já trabalha há alguns anos com o Censo, eles já tem domínio sobre o sistema. A intenção é mesmo repassar as orientações do Inep, informando as inovações deste ano, sanando dúvidas e realizando o passo a passo do processo”, relatou.

Maria Eudileide Ferraz França trabalha com o Educacenso desde 2006. Para ela, as formações promovidas pela Seduc são necessárias e esclarecedoras. “Mesmo já estando nessa função há tantos anos, é sempre importante estar por dentro do que há de novidade no sistema para que possamos auxiliar e acompanhar as escolas durante todas as etapas do Censo Escolar”, frisou.

Na volta às suas DREs, os técnicos censitários irão multiplicar os conhecimentos adquiridos com responsáveis pelo Censo das escolas públicas e privadas da região. “Fazemos um encontro presencial com as escolas e, no decorrer do período, vamos orientando os técnicos a distância para que todos respondam corretamente as informações solicitadas pelo Educacenso”, explicou a técnica de Araguatins, Eulina Lopes da Silva Santos.