Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

A espera de mais de 10 anos de famílias palmenses pelo benefício habitacional se encerrará em breve. Na noite desta terça-feira, 28, a prefeita Cinthia Ribeiro anunciou que 128 famílias selecionadas desde 2007 para unidades financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) (Meta 3) na Capital receberão até agosto de 2019 as chaves de seus apartamentos na Quadra Arse 131.

O anúncio foi feito às famílias no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, quando foram feitos os sorteios dos números da unidade de cada família. O empreendimento em questão é o Residencial Leblon, cuja obra está pronta, aguardando apenas liberação do Corpo de Bombeiros para os trâmites finais necessários à entrega das unidades.

O empreendimento custou cerca de R$ 5 milhões, dos quais 50% foram custeados pelo Governo Federal e 50% pela Prefeitura de Palmas. O secretário da Habitação, Fábio Frantz, frisou que a entrega das unidades só será possível graças ao empenho da prefeita Cinthia Ribeiro em garantir a destinação da contrapartida municipal para finalização da obra, que estava paralisada.

O empreendimento conta com 128 unidades de 39,70m² distribuídas em cinco blocos em um terreno de 8.036,19m². O residencial Leblon já conta com infraestrutura completa, desde pavimentação asfáltica, rede de drenagem pluvial, rede de fornecimento de energia, de água tratada e de coleta de esgoto.  A quadra onde as unidades estão instaladas tem em seu interior ou em quadras vizinhas vários equipamentos públicos de referência para seus moradores, como centro comunitário, unidade de saúde, escolas, ponto de ônibus e estação de integração de integração do sistema de coletivo.

Sonhos realizados

 “Realizar o sonho de entregar um lar é dar dignidade a uma família. Estamos aqui para entregar a certeza ao coração de vocês de que essa longa espera acabou. O empreendimento está pronto e isso não é promessa, não é vender sonhos. Trouxemos uma notícia real”, frisou a prefeita Cinthia Ribeiro às famílias.

Maria da Luz Pereira França, 66 anos, também está entre os beneficiados. “Meu sonho se realizou. Estou muito feliz de saber que vai ser aqui, gosto muito desta quadra. Vou economizar para poder comprar móveis para mim, vou arrumar minha nova casinha”, disse.

Belizário Martins Miranda, 83 anos, foi o primeiro a ser sorteado. Ele foi contemplado com uma unidade no térreo e disse que sair do aluguel trará um grande alívio ao orçamento da família. “Graças a Deus, estou cadastrado desde 2004. Entrar nesse apartamento vai ser a melhor coisa da minha vida”, disse.

Próxima reunião

Além do sorteio, as famílias presentes compuseram uma comissão organizadora para organização do grupo de gestão condominial e conselho fiscal do residencial. A data da próxima reunião também foi comunicada. Na próxima quarta-feira, 05 de junho, às 19h30, na ETI Almirante Tamandaré será definido o regimento interno do condomínio, etapa necessária para ligação a gestão e ligação de energia e água das áreas comuns.

Mais unidades em breve

O secretário Fábio Frantz adiantou que, além do Residencial Leblon, outro empreendimento será entregue em breve. Trata-se do Residencial Barra da Tijuca, na Quadra Arse 132 (1306 Sul), com outras 120 unidades habitacionais e construídas graças a convênio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) – Meta 2 e Prefeitura de Palmas.

O empreendimento também teve suas obras concluídas e aguarda liberação do Corpo de Bombeiros, prevista para ser concedida também até agosto deste ano.