Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Região do Jalapão será uma das beneficiadas

Região do Jalapão será uma das beneficiadas Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva Região do Jalapão será uma das beneficiadas Região do Jalapão será uma das beneficiadas

Dezoito municípios do Norte do País serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur. A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para 12 regiões turísticas dos sete estados nortistas. A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de sete rotas turísticas estratégicas de toda a macrorregião.

Regiões como o Polo Amazônico (AM), Jalapão (TO), Marajó e Alter do Chão (PA), Savana Amazônica e Extremo Norte (RR) e Guajará-Mirim (RO) serão beneficiados pelos investimentos, que serão de R$ 200 milhões para todo o País. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas na região Norte.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região. “O Norte do Brasil tem destinos que oferecem natureza exuberante, aventura em plena selva amazônica, cultura e gastronomia com sotaque e ingredientes indígenas, uma singularidade que precisa ganhar o mundo. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda” destaca o ministro.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o programa é uma excelente oportunidade para fortalecer o produto turístico Amazônia. “O Norte é a tradução de uma região singular no mundo pela sua cultura e a riqueza que a floresta representa. O turismo é um dos segmentos da economia que tem na sustentabilidade um dos seus principais ativos e a Região Norte é o ícone desse valor. Este é um relevante diferencial para o mercado”, ressalta.