Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou no ano de 1987 o Dia Mundial sem tabaco, a data que é lembrada no dia 31 de maio, tem o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde apontam que o Estado do Tocantins possuiu cerca de 146.706 tabagistas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, no Brasil, a cada ano, aproximadamente 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo, além disso, fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes e têm menor resistência física.

O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional do Controle do Tabagismo (PNCT), oferece acompanhamento multiprofissional, além de materiais de apoio e medicamentos gratuitos, para interessados em receber tratamento para não utilização de tabaco.

De acordo com a coordenadora Estadual do Programa do Tabagismo, Andréa Alves, o modelo do tratamento é composto por consulta de avaliação clínica, abordagem cognitiva comportamental e apoio medicamentoso, quando necessário, com possibilidade de ser realizado em grupo ou individualmente.

A gestora ressaltou que as ações realizadas pelo Estado acontecessem de forma descentralizada em parcerias com os municípios cadastrados no PNCT, sendo ações de Promoção da Saúde, Controle do Tabagismo e Tratamento ao Fumante. “Realizamos diversas atividades de educação permanente, dentre elas destacamos a Capacitação do Controle do Tabagismo e Tratamento ao Fumante na Rede SUS, que qualifica os profissionais da saúde, para implementação da Politica Nacional de Controle do Tabagismo em seus respectivos municípios”, apontou.

Em relação a número de usuários dos SUS que procuraram tratamento no Tocantins, dados da superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, por meio da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer apontam que, em 2017 foram atendidos 1.438 pacientes e 1.446 em 2018. Os atendimentos acontecem nas Unidades de Básicas Saúde e em Unidades Especializadas (Policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial - CAPS). Ao todo 44 municípios estão cadastrados no PNCT, sendo 86 unidades de saúde ofertando tratamento especializado ao fumante.

Doenças relacionadas

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta o tabagismo com uma doença, resultante da dependência de nicotina, relacionada a aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses).

Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez.