Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Todo dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, data criada em 1987, com o objetivo de difundir informações e contribuir para proteger a sociedade mundial não apenas dos efeitos nocivos do consumo, como também dos problemas sociais, ambientais e econômicos decorrentes de seu uso e da exposição passiva à fumaça do tabaco. No Tocantins a doença tem serviços de combate e controle, pactuados em 65 municípios, os quais disponibilizam 124 unidades de tratamento aos fumantes que recebem o apoio psicológico e medicamentoso. No total o Estado possui mais de 150 mil pessoas fumantes.

Para a redução deste número, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realiza mensalmente capacitações e apoio aos municípios que possuem interesse na implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). “O controle do uso do tabaco consiste desde ações de prevenção através de um programa de abordagem e tratamento ao tabagista que é disponibilizado por meio do acompanhamento ambulatorial com consultas individuais, sessões de grupo e apoio medicamentoso que é oferecido pelo PNCT, quanto em atividades no ambiente escolar para a prevenção desse mal com crianças, adolescentes e jovens”, comentou a técnica da Coordenação Estadual do Programa do Tabagismo, Nicéa Maria Ferreira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o hábito de fumar como uma doença crônica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como o álcool, cocaína e heroína. Uma simples tragada oferta mais de quatro mil substâncias tóxicas ao ser humano, que ao longo do tempo contribui para o desenvolvimento de mais de 50 enfermidades.

Além dos prejuízos a quem fuma, há risco para o não fumante que respira a fumaça do cigarro. Em crianças que vivem com fumantes em casa (cerca de metade das crianças do mundo), há um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, agravamento de asma, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta. “Temos que evitar a primeira tragada, pois o tabagismo tradicional ou o cigarro eletrônico que vem sendo utilizado pela juventude possui nicotina, que é algo altamente viciante e que também causa todos os males que já sabemos no dia a dia”, disse o médico pneumologista, Jesian Cordeiro.

Apoio medicamentoso

O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem intensiva do tabagista. Medicamentos não devem ser utilizados isoladamente, e sim em associação com uma boa abordagem. É fundamental que o tabagista se sinta mais confiante para exercitar e pôr em prática as orientações recebidas durante as sessões da abordagem intensiva.

Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede do SUS são os seguintes: terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona (Brasil, 2020).

Programa

O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil, com intuito de prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens. O Programa também visa ampliar a informação à população sobre os danos causados pelo consumo de tabaco e seus derivados, no âmbito individual e social, e suas consequências para a saúde coletiva e o meio ambiente.

Exposição

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, a coordenação estadual do PNCT está com uma exposição no Hall do Anexo 07 da SES-TO apresentando 09 Banners com história do tabagismo nos municípios do Tocantins. Foram selecionados 09 Municípios: Araguaína, Guaraí, Lajeado, Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Tabocão, Sítio Novo e Xambioá para contar como o Programa está sendo desenvolvido em seu município.

Benefícios em parar de fumar

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltar ao normal.

- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degustam melhor a comida.

- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.