Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza

Buscar oportunidades, mas também criá-las, foram alguns dos desafios propostos pelo curso de Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional oferecido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine/Tocantins). O curso, que capacitou 140 pessoas, encerrou-se na manhã desta sexta-feira, 31, em Palmas, no auditório da Assembleia Legislativa.

Segundo o palestrante e orientador profissional, A`eronssaytt Gomes de Oliveira, os temas abordados no curso motivam as pessoas a buscarem informações e conhecimentos. “Nossa orientação é que os alunos raciocinem sobre as informações existentes, sejam críticos e seletivos frente à grande quantidade disponível, e assim possam formar sua própria opinião sobre um assunto”, destacou.

Antes do término do curso, já teve trabalhador colocando os novos conhecimentos em prática.  O aluno Valtevides Silva contou que como estava com o período da tarde livre, aproveitou para fazer salgadinho e sucos e vender para os colegas. “Já tinha noção de como vender e aproveitei a oportunidade, a capacitação tem me ajudado 100% porque são os detalhes que fazem a diferença; acho que todos deveriam fazer, porque sempre temos algo a aprender e a melhorar", comentou.

Capacitações

Em 2018, o Sine capacitou, por meio dos seus cursos e palestras, um total de 4.401 pessoas, abrangendo temas como inteligência emocional e formas de lidar com atitudes negativas. O diretor do órgão, José Alberto Guimarães, explica que o Sine procura dar oportunidades aos trabalhadores de todas as classes, idades e gêneros e declara: “esse é o grande diferencial dos serviços que ofertamos pois o Sine atende a todos sem distinção e os projetos são pensados para diminuir as dificuldades do dia a dia”, completa.

Os cursos, assim como todos os serviços ofertados pelo Sine, são totalmente gratuitos. Para consultar as próximas capacitações, os interessados podem procurar a unidade do Sine em Palmas, localizado na quadra 104 Sul, em frente ao camelódromo, ou por meio do telefone 3218 1968.

Dentre os serviços disponíveis no Sine para o trabalhador estão o cadastro e encaminhamento a vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientações e procedimentos de acesso ao seguro desemprego, capacitação e qualificação profissional.