Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

(E/D) Diretor do Trabalho, José Alberto, secretário Jonis Calaça e secretária executiva Terezinha Andrade

(E/D) Diretor do Trabalho, José Alberto, secretário Jonis Calaça e secretária executiva Terezinha Andrade Foto: Divulgação

Foto: Divulgação (E/D) Diretor do Trabalho, José Alberto, secretário Jonis Calaça e secretária executiva Terezinha Andrade (E/D) Diretor do Trabalho, José Alberto, secretário Jonis Calaça e secretária executiva Terezinha Andrade

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), participa nesta segunda-feira, 3, da reunião de trabalho com os parceiros da Rede Sine, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília/DF. Além do secretário Jonis Calaça, participam do encontro a secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade, e o diretor do Trabalho, José Alberto Guimarães.

Na ocasião, que conta com a presença do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de alinhar a destinação dos recursos do orçamento do exercício 2023, a equipe do MTE também apresenta o Projeto Sine – a Casa do Trabalhador.

O secretário Jonis Calaça ressalta que o encontro tem grande relevância, já que o Tocantins tem apresentado números bastante positivos na geração de emprego, conforme indica o Cadastro Geral de Empregados (Caged) com dados acumulados de janeiro a maio de 2023. “O Tocantins teve aumento de 6% no número de admissões, comparado com o mesmo período do ano anterior, representando a criação de 1,1 mil novas vagas de trabalho no mês de maio e 6,8 mil no acumulado do ano”, destacou ele, acrescentando que “mais investimentos e projetos que visam a empregabilidade significam mais trabalhadores colocados no mercado”.

Fonset

Ainda nesta segunda, a equipe da Setas participa da 131ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), que acontece na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet), em Brasília, a partir das 14h30. Na pauta da reunião, o cronograma das Assembleias Gerais Ordinárias do Fonset com datas previstas e locais; orçamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para o exercício 2023; assuntos relativos ao Conselho Deliberativo do Fundo de amparo ao Trabalhador (Codefat); e assuntos gerais ligados ao Fonset.