Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins, Epitácio Brandão, faleceu na tarde deste domingo, 2 de junho aos 71 anos, vitimado por um câncer contra o qual lutava há 6 anos. 

Brandão estava internado num hospital particular em Palmas/TO, onde faleceu por volta das 15 horas.

O velório será realizado em Palmas, na sede da OAB-TO, no Palácio da Cidadania, a partir das 21 horas.

Por meio de nota o governador Mauro Carlesse lamentou a passagem: “Epitácio Brandão era advogado atuante desde os primórdios do Tocantins e claramente deixa um legado de lealdade e luta pelo direito e pela justiça”, afirmou em sua nota.

Já o atual o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, afirmou que Brandão “deixa um legado de décadas de trabalho, compromisso, integridade, lealdade e amor à Ordem dos Advogados do Brasil, à advocacia brasileira e, sobretudo, a cada um dos advogados e advogadas tocantinenses”.

Epitácio Brandão deixa a esposa, Mery Ab-Jaud, e quatro filhos. Ele nasceu em Mato Grosso, mas fez toda a carreira no Estado do Tocantins, onde também foi advogado-geral do município de Palmas na gestão do ex-prefeito Fenelon Barbosa.

Ele foi presidente da OAB entre 2013 a 2015. A entidade decretou três dias de luto institucional.

Confira abaixo as notas de pesar:

Com muito pesar, recebi, neste domingo, 2, a notícia do falecimento do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins – Epitácio Brandão Lopes.

Epitácio Brandão era advogado atuante desde os primórdios do Tocantins e claramente deixa um legado de lealdade e luta pelo direito e pela justiça.

Nesse momento de perda e dor, rogo ao nosso eterno e bom Deus que conceda consolo aos familiares e amigos enlutados.

Mauro Carlesse

Governador do Tocantins

------------------------------------------------------------------------ 

É com muito pesar que lamento profundamente a morte do ex-presidente presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, Dr. Epitácio Brandão Lopes.

De atuação incansável, Epitácio Brandão exerceu a advocacia por mais de 40 anos, foi presidente da OAB entre os anos de 2013 a 2015 e também exerceu o cargo de vice-presidente, entre 2009 e 2012.

Epitácio honrou a advocacia tocantinense com décadas de trabalho e deixa um legado importante de realizações no direito valorizando à profissão e a defesa intransigente das prerrogativas.

Meus sinceros sentimentos, peço a Deus que conforte o coração dos familiares, amigos e admiradores neste momento de profunda tristeza e dê forças para transformar toda dor desta perda irreparável em fé e esperança!

Wanderlei Barbosa

Vice-governador do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------

A Casa Civil do Estado do Tocantins lamenta o falecimento de Epitácio Brandão Lopes, ocorrido na tarde deste domingo, 2.

Dr. Epitácio Brandão, em sua exímia trajetória profissional, dedicou-se à advocacia municipalista e conjugou, em seu histórico, também as importantes funções de presidente e Membro Honorário Vitalício da OAB-TO, tendo sempre cooperado para com a grandiosa missão de construir este Estado.

Particularmente, na condição de Secretário-Chefe do órgão estatal que represento, rememoro o tempo em que, estando ele à frente da Presidência da OAB-TO, tive a oportunidade de desfrutar de convivência tão singular, enquanto fui presidente da Comissão de Esporte e Qualidade de Vida. De tudo isso, resta agora a gratidão pelo aprendizado que ele generosamente me oportunizou; o reconhecimento diante de seus atos de valor e a saudade eterna, sentimento que só encontrará consolo perante o grandioso Pai de Amor e Misericórdia.

Aos familiares e amigos, nesta hora de profundo pesar, minhas sinceras condolências.

Rolf Costa Vidal

Secretário-Chefe da Casa Civil

Governo do Estado do Tocantins

------------------------------------------------------------------------

Foi com muita tristeza  que recebi a notícia do falecimento do advogado Epitácio Brandão, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, OAB-TO.

Dr. Épitácio foi um profissional que contribuiu de maneira positiva com o desenvolvimento do estado. Sempre engajado nas lutas de sua classe, teve grandes contribuições nas conquistas da advocacia Tocantinense.

Aos familiares e aos amigos dirijo meus votos de pesar e desejo força para o enfrentamento desse momento de dor e perda.

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”

Mateus 11:28

 Deputada Amália Santana

------------------------------------------------------------------------

É com extremo pesar, que lamentamos profundamente, a morte do amigo e companheiro de partido, Dr. Epitácio Brandão, esse grande jurista que é referência na advocacia tocantinense, pela sua postura íntegra, sempre pautada na ética, na moral e na responsabilidade com a condução dos trabalhos.

Homem culto e idealista, Epitácio contribuiu muito, não só para a advocacia tocantinense, como também para a política do Estado, onde nos concedeu a honra de ser filiado ao MDB de Palmas, desde 1997, sendo membro ativo do diretório metropolitano por vários anos, sempre contribuindo com o partido de forma discreta e emblemática.  

Seu exemplo ser humano e sua luta na busca pela construção de uma sociedade mais justa, permanecerão sempre presentes em todos nós, e serão lembrados por aqueles que tiveram a oportunidade de conviver e conhecer de perto esse grande homem.

Meus sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos, em especial a sua esposa Mery Ab-Jaud. Que Deus conforte o coração de todos.

Valdemar Júnior

Deputado Estadual e Presidente do Diretório do MDB de Palmas

------------------------------------------------------------------------

É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do amigo Epitácio Brandão, 71 anos, ex-presidente da OAB Tocantins. Epitácio lutava contra um câncer e nos deixou na tarde deste domingo, 2.

Brandão exerceu a advocacia por mais de 40 anos. Foi presidente da OAB entre os anos de 2013 a 2015. Também exerceu o cargo de vice-presidente entre 2009 e 2012.  Deixa grande legado ao Estado do Tocantins.

Neste momento de dor, pedimos a Deus que conforte o coração de toda sua família e amigos.

Vereador Lúcio Campelo e família

-------------------------------------------------------------------------

É com profundo pesar que lamento a morte do nosso Ex-Presidente da OAB Seccional Tocantins, Epitácio Brandão.

Epitácio Brandão foi o primeiro advogado-geral do município de Palmas-TO na gestão do ex-prefeito Fenelon Barbosa, e teve sua vida dedicada à advocacia sendo um exemplo de retidão na conduta ética e dedicação ao bom direito. 

Sua partida representa uma grande perda para a advocacia Tocantinense e brasileira.

Nesse momento de dor, em nome da minha família, oramos a Deus e pedimos a Ele que conforte o coração da dona Mery Ab-Jaud, esposa de Epitácio e de todos os familiares e amigos.

Thiago Marcos Barbosa – Vice-Presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB 

--------------------------------------------------------------------------

É com profundo pesar que recebi a triste notícia do falecimento do amigo e colega de profissão Epitácio Brandão. Ex-presidente da OAB Tocantins e exímio advogado, travou sua maior batalha fora dos tribunais, na luta de seis anos contra um câncer, vindo a falecer na tarde deste domingo, 02.

Sua história de amor, dedicação e compromisso com o direito e a justiça, nos 40 que exerceu a profissão, permanecerão e influenciarão aos colegas de profissão e todos os que o conheceram. 

Neste momento de dor e consternação temos alento em nosso Deus, rogando para que ele em sua infinita sabedoria e amor conceda alento à sua esposa, Mery Ab-Jaud, seus quatro filhos e a toda advocacia que segue em luto.

Ricardo Ayres 

Deputado Estadual

--------------------------------------------------------------------------

Foi com pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do Dr. Epitácio Brandão, Ex-presidente e Membro Honorário Vitalício da OAB/TO.

Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças a sua esposa, Sra. Mery Abjaudi, aos seus filhos, como também a todos os familiares e amigos, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

"Porque o Senhor não o desprezará para sempre. Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível". Lamentações 3:31-32

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

--------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Palmas 

A tarde de 2 de junho de 2019 ficará marcada pela perda de um dos mais importantes profissionais do Direito do estado do Tocantins. O falecimento do advogado Epitácio Brandão é uma notícia triste não só para o meio jurídico, mas para toda a comunidade tocantinense.

Com imensos serviços prestados ao Tocantins desde 1989, quando começou a militar na área, Epitácio Brandão foi respeitado por sua conduta ética, exerceu seu trabalho com muita dedicação e competência. Era, de fato, a voz e o instrumento de defesa do cidadão em busca da justiça.

Como um guerreiro, lutou bravamente nos últimos seis anos e nos deu demonstrações de garra e inúmeros exemplos de comprometimento com aquilo que é mais sagrado para o ser humano, que é a generosidade.

Manifesto, neste momento de dor, a minha solidariedade e condolências à família e amigos. E rogo a Deus que o exemplo deixado por Epitácio Brandão permaneça na mente de todos os tocantinenses.

Diante do fato e pela relevância de seu trabalho e pelo legado que nos deixa, será decretado luto de três dias no município de Palmas. 

O Decreto com a publicação do luto oficial foi divulgado no Diário Oficial desta segunda-feira, 03. 

Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas

------------------------------------------------------------------