Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Voluntários reunidos em frente ao Hemocentro; doação de sangue para chamar atenção do governo (Foto: Divulgação/ Comissão)

Com estoques baixos e com a proximidade do mês de julho, época em que as doações de sangue diminuem consideravelmente, o Hemocentro convocou novamente seus doadores e grupos sociais organizados para doação de sangue.

Mobilizados, os candidatos do concurso da Defesa Social que concluíram o curso de formação se prontificaram a ajudar mais uma vez e compareceram ao hemocentro para colaborar. Os doadores chegaram cedo ao hemocentro, realizaram cadastro e logo em seguida realizaram a coleta de sangue.

Segundo Alrilei Costa Franco, que é um dos representantes da comissão, a ação faz parte das mobilizações dos aprovados pela nomeação e posse dos aprovados no sistema socioeducativo. “Além de fazer uma ação solidária e ajudar ao próximo, nós queremos mostrar ao governo que, desde já, nossa intenção é fazer somente o bem, somar e ajudar nossa sociedade”, explica Franco.

Mobilização

A comissão que representa os 125 aprovados que concluíram o curso de formação realizam desde a última sexta-feira, 31, uma mobilização em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) em Palmas pela nomeação e posse no concurso.

Realizado em  2014, o concurso ofertou 496 vagas. Deste total, apenas 409 aprovados foram nomeados. Segundo a comissão, mesmo com os 125 aprovados, o número de servidores ainda está abaixo do quantitativo de vagas existente, o que indica uma elevada carência nas Unidades integrantes do Sistema Socioeducativo, justificando a imediata homologação e nomeação de todos os candidatos.

Eduardo Fontoura candidato, agente de segurança socioeducativo, lembra que o concurso se arrasta desde o final de 2014, “esse impasse e demora acaba influenciando diretamente na vida financeira não apenas do aprovado, mas de toda a família de quem aguarda ansiosamente pela posse”.

Juntamente com os aprovados do socioeducativo, estão os candidatos aprovados em curso de formação para o sistema prisional, concurso no qual 162 candidatos  aguardam alteração na lei para aumento do número de vaga. A comissão alerta que há necessidade de pessoal para a nova unidade prisional prestes a ser inaugurada na cidade de Cariri do Tocantins.