Os candidatos aprovados no concurso público do sistema penitenciário fazem plantão nesta sexta-feira, 31, em frente à sede da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) em protesto pela posse dos 162 aprovados no curso de formação – última etapa do concurso.
Segundo a comissão dos aprovados, são cerca de 10 a 15 candidatos que participam do ato em frente à secretaria. Somados aos também aprovados no concurso da Defesa Social, que também participam do ato, o número de manifestantes é de cerca de 30 pessoas. Eles devem fazer plantão no local por tempo indeterminado.
Aprovados no concurso da Defesa Social também participam do protesto (foto: Divulgação/ comissão)Segundo Luis Fabiano Florenciano Riquelme, membro da comissão dos aprovados, Os candidatos aguardam a alteração da lei 2808/13 para ampliação de vagas no sistema penitenciário para que possam ser empossados. "Esse projeto de lei para alteração do quantitativo de vagas já existe, no entanto está parado. Precisamos que sejam encaminhado para Assembléia para ser votado", informou.
Ainda segundo Luiz, os aprovados já realizaram diversos outros atos de protesto, no Palácio Araguaia, Assembleia Legislativa e na secretaria, mas não conseguiram respostas a respeito da tão aguardada posse.
Posse
No mês de março deste ano o governador Mauro Carlesse (PHS) nomeou 202 candidatos aprovados no Concurso Público que já tomaram posse, restando os 162 remanescentes que aguardam ampliação do número de vagas.
Concurso
O Concurso Público para o Provimento de Cargos do Quadro da Defesa Social e Segurança Penitenciária do Quadro-Geral do Poder Executivo do Estado do Tocantins foi realizado ainda no ano de 2014. A primeira etapa, aplicação de prova objetiva, foi realizada em dezembro daquele ano. Já a segunda etapa foi o Curso de Formação Profissional. A primeira turma do curso iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro 2018.