Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Alex Ferro/COL

Foto: Alex Ferro/COL

Entre os dias 14 de junho e 7 de julho, o Brasil será sede da principal competição de seleções de futebol das américas. Para além dos gramados, turistas de 11 países poderão conhecer e desfrutar dos destinos nacionais. O Ministério do Turismo teve acesso a um levantamento da Amadeus, uma das maiores empresas de tecnologia e viagens do mundo, que apontou que todos os países que participam da competição registraram aumento de reservas para destinos brasileiros neste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os campeões são os bolivianos, que compraram 497% mais passagens. Em seguida vêm os peruanos, com 285%; os chilenos, com 141%; os colombianos, com 126%; uruguaios, com 115%; e equatorianos, com 108%. Na Argentina, principal emissora de turistas internacionais para o Brasil – foram 2,6 milhões em 2017 – o aumento da procura foi de 64%. Confira tabela completa dos crescimentos abaixo.

Os resultados positivos também foram observados entre os dois países convidados para a competição: Catar e Japão. Nestes países, a busca pelo Brasil como destino, nos meses da competição, registrou aumento de 75% e 73%, respectivamente.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, aposta na Copa América para movimentar o setor no País.  “Grandes eventos como a Copa América apenas reforçam a importância de grandes eventos para a atração de turistas. Tenho certeza que eles se surpreenderão com nosso País e ajudarão na nossa divulgação. Estamos promovendo grandes mudanças no turismo nacional, com foco em tornar nosso país mais atrativo e competitivo frente aos nossos concorrentes mundiais. Acredito que teremos excelentes resultados para compartilhar”, afirma o ministro.

Cidades Preferidas

Os dados também apresentaram as cidades mais beneficiadas por receber partidas: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.  A procura pela capital paulista teve um aumento superior à média nacional entre os peruanos (631%), chilenos (615%) e colombianos (405%).

Cinco países ultrapassaram a média nacional quando o destino procurado foi o Rio de Janeiro. O maior crescimento foi observado entre cidadãos do Catar (1400%), seguido da Bolívia (945%), Uruguai (362%), Peru (351%) e Chile (153%). Já Salvador lidera entre cidadãos da Colômbia, com aumento de 1883%, e Equador, com 300%.

 País

Crescimento

Bolívia

497%

Peru

285%

Chile

141%

Colômbia

126%

Uruguai

115%

Equador

108%

Catar

75%

Japão

73%

Argentina

64%

Paraguai

8%

Venezuela

7%

Venda de ingressos

Os ingressos para as partidas estão à disposição dos torcedores no site oficial copaamerica.com desde o último dia 10 de maio e também podem ser adquiridos nos pontos físicos dos Centros de Ingressos nas sedes de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. Os pontos funcionam das 10h às 20h, nos sete dias da semana.

Para retirar o ingresso nos pontos físicos, os torcedores devem levar impresso o voucher gerado no ato da compra, apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de crédito usado na compra. Para os brasileiros com direito à meia-entrada, além do voucher, é preciso um documento que ateste a sua elegibilidade para obter o ingresso da categoria. Sendo exigido o mesmo procedimento de comprovação para quem tiver direito à gratuidade.

A data limite para o torcedor retirar seu ingresso nos Centros de Ingressos é até o término da partida para a qual ele comprou a entrada.

As entradas custam entre R$ 30,00 e R$ 890,00 variando de valor de acordo com o estádio da disputa e a fase (grupos, quartas, semifinais e final).

Grupos, Regulamento e favoritismo

A competição conta com três grupos com quatro seleções em cada um, totalizando 12 equipes. Como sempre as seleções mais tradicionais; Brasil, Argentina e Uruguai são as favoritas nas apostas dos Grupos da Copa América 2019.

Os dois melhores times de cada chave passam para a fase de mata-mata, assim como os dois melhores terceiros colocados, totalizando oito classificados.

Caso o Brasil avance em primeiro lugar, o que é esperado, o escrete canarinho jogará as quartas-de-final na Arena do Grêmio, na cidade de Porto Alegre, dia 27 de junho. Se for em segundo, joga no Rio de Janeiro, no Maracanã, dia 28 de junho. E caso passe em terceiro, a partida será na capital dos baianos, Salvador, dia 29 de junho.

Passando pelas quartas-de final, a seleção canarinho irá para a capital dos mineiros, Belo Horizonte, onde fará a semifinal, em 2 de julho, no tradicional e modernizado estádio Mineirão, no caso de ter avançado em primeiro ou segundo lugar. Caso se classifique em terceiro lugar, a Seleção Brasileira jogará uma possível semifinal em Porto Alegre, em 3 de julho.

A grande decisão da Copa América acontecerá no dia 7 de julho no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo os Grupos da Copa América 2019

Grupo A

Brasil 
Bolívia 
Venezuela 
Peru

Grupo B

Argentina 
Colômbia 
Paraguai 
Catar

Grupo C

Uruguai 
Equador 
Japão 
Chile