Campo

Foto: Lino Vargas

Foto: Lino Vargas

Para evitar a superpopulação de gatos, em especial os de rua, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará neste sábado, 08, o 1º Mutirão de Castração de Felinos de iniciativa pública do Tocantins. A ação acontecerá na sede do CCZ, das 7h30 às 18h, totalmente gratuito.

Para essa ação, o coordenador do CCZ, Henrique Alencar, explica que foi feita uma mobilização e, neste sábado, 10 veterinários e 15 auxiliares, atuarão voluntariamente para castrar gatos machos e fêmeas. Henrique destaca a importância dessa ação para minimizar a procriação dos animais, que muitas vezes, terminam nas ruas.

Serão castrados cerca de 150 felinos que já foram antecipadamente agendados. Enfatiza que os animais pertencem a famílias com poucos recursos financeiros ou vivem em lares que têm muitos animais.

 Segundo o veterinário do CCZ, Pedro Alexandre Alencar, o procedimento cirúrgico é totalmente seguro para o animal, bastante indicado e necessário. “É recomendada a castração a partir dos seis meses de vida do animal”, enfatiza. O veterinário destaca que o felino sairá do CCZ castrado, com todas as recomendações de cuidados pós-cirurgia e a receita de medicamentos necessários para a boa recuperação do animal.

 O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, enfatiza que a saúde tem que ser pensada em sentindo amplo e promover essas ações é cuidar da saúde da população. Ele destaca que as castrações acontecem rotineiramente, inclusive, quem não participar desse mutirão poderá agendar o procedimento para um dia da semana, ligando no número 3315-0098.

O mutirão de castração faz parte do Programa Saúde Humanizada que prevê cuidar da saúde de forma integral e promover bem-estar aos usuários do Sistema Único de Saúde.