Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Espécies são nativas da região e adaptadas ao clima (Foto: Divulgação/ Unitins)

Cinquenta mudas de Jacarandá, Cajuzinho, Mogno e Ipê Amarelo, que são nativas do cerrado, foram plantadas na Praça dos Girassóis em Palmas na manhã desta sexta-feira, 7. O objetivo é arborizar a praça, e consequentemente a cidade, gerando sombra e bem estar para os moradores.

Segundo o engenheiro agrônomo responsável pela praça, Sérgio Antonio Batista, explica que o plantio foi planejado. “Os corredores ecológicos serão delimitados da seguinte maneira: não pode ficar muito perto uma das outras por causa das pragas, por isso fizemos o espaçamento e locais demarcados”.

Nas estimativas do responsável, em dois anos já haverá mais sombra nos arredores da praça e também nos estacionamentos.

Projeto

As mudas plantadas hoje vêm do viveiro da Unitins, que fica no complexo de ciências agrárias da universidade. A iniciativa é da universidade que pretende plantar mil mudas com espécies variadas, mas todas típicas do cerrado.

O reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, disse que o projeto pode sim ser estendido para outras áreas da capital e até regiões do estado. “A universidade está disposta a isso, tem mão de obra e tem material para futuras parcerias para fazer a revitalização de árvores em todo Tocantins”, avaliou.

O restante das mil mudas será plantado ao longo do mês de junho na Praça dos Girassóis e outras serão doadas para a comunidade. O mês de junho é considerado o mês do meio ambiente.