Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Rolf Vidal em reunião com sindicatos; proposta de data-base deve ser apresentada

Rolf Vidal em reunião com sindicatos; proposta de data-base deve ser apresentada Foto: Divulgação/ Sisepe

Foto: Divulgação/ Sisepe Rolf Vidal em reunião com sindicatos; proposta de data-base deve ser apresentada Rolf Vidal em reunião com sindicatos; proposta de data-base deve ser apresentada

O Poder Executivo do Estado do Tocantins apresenta na manhã desta segunda-feira, 17, a proposta de implantação da data-base 2019 para os servidores públicos do Estado. O secretário-chefe da casa civil, Rolf Vidal, fez a abertura da reunião e passou a palavra para o secretário da administração, Edson Cabral, que apresenta o panorama fiscal da administração.

Sindicatos que representam servidores civis e militares acompanham a reunião que atende a uma solicitação feita via ofício protocolado por 14 instituições na última segunda-feira, 10, destinado às secretarias da casa civil; fazenda e planejamento; administração, além do próprio governador Mauro Carlesse.

No ofício de resposta às entidades classistas o governo não incluiu a proposta de índice percentual que deverá ser aplicado na folha de pagamento dos servidores, mas a expectativa dos representantes sindicais é de que o Executivo apresente alguma proposta, já que a cobrança é pela apresentação da revisão geral dos servidores.

Segundo as entidades classistas, o índice da data-base de 2019 deverá ser de 5,0747% - calculado com base no INPC/IBGE. A correção é garantida pelas constituições Federal e Estadual e deveria ser implementada em maio, o que significa já um atraso de 2 meses que pode gerar passivos à administração.

A assessoria de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos (Sisepe) informou que o presidente da entidade, Cleiton Pinheiro,  deverá apresentar dados exclusivos “sobre a verdadeira evolução da folha de pagamento”.