Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os sindicalistas saíram da reunião com o secretário de administração do estado, Edson Cabral, de mãos abanando nesta segunda-feira, 17. Isso porque Cabral, ao contrário do que se esperava, não apresentou nenhum índice de correção ou proposta de implementação da data-base dos servidores públicos. “Infelizmente não tivemos resposta sobre a data-base, que foi nosso pedido na semana passada. O governo se reuniu conosco para apresentar cenário econômico e não data-base. Estamos saindo dessa reunião sem nenhum posicionamento de quando o governo pretende pagar a data-base do servidor público referente a 2019”, disse o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro.

Acompanhado do secretário-chefe da casa civil, Rolf Vidal, Edson Cabral limitou-se a fazer uma explanação do panorama fiscal do país e do estado do Tocantins no primeiro semestre do ano, deixando os representantes sindicais sem respostas.

Pinheiro disse ainda que o sindicato irá cobrar para que o governo faça a implementação ainda no mês de junho. “O governo vem aumentando gradativamente o valor da folha de pagamento com contratos temporários e comissionados. A folha de pagamento dos efetivos não é problema para o estado”, defendeu Pinheiro.

Cleiton Pinheiro apresenta dados sobre evolução da folha de pagamento do estado (Foto: Divulgação/ Sisepe)

Índice

Segundo as entidades classistas, o índice da data-base de 2019 deverá ser de 5,0747% - calculado com base no INPC/IBGE. A correção é garantida pelas constituições Federal e Estadual e deveria ser implementada em maio, o que significa já um atraso de 2 meses que pode gerar passivos à administração.