Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa da 14ª Feira da Soja que acontece até o dia 30 de junho, em Campos Lindos, município localizado a 476 km de Palmas, considerado o maior produtor de grãos do Estado. Realizado pela Prefeitura Municipal e parceiros, o evento é  uma comemoração a esse grande polo de produção de soja no Estado. Em formato de exposição agropecuária, a Feira da Soja traz  expositores de produtos agropecuários, vitrines demonstrativas, palestras e shows. 

A participação do Ruraltins no evento será efetiva com palestras nos dias 28 e 29, e vitrines de tecnologias voltadas para a agricultura familiar durante todo o evento. De acordo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Carlos Gomides, o evento será divido em dois momentos com temáticas específicas direcionadas para o agricultor familiar, médio e grande produtor.

“O Ruraltins apresenta no primeiro dia, 28, o sucesso de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) da região de Campos Lindos, com dados da propriedade de um dos beneficiários. No dia seguinte, 29, a abordagem será sobre hortaliças, plantas medicinais e as plantas alimentícias não convencionais", destaca.

O diretor frisa ainda sobre a importância da feira como fonte de conhecimento para os agricultores sobre alguns programas executados pelo Ruraltins, além de orientações disponibilizadas pelos profissionais das áreas específicas.

“O evento terá um impacto direto muito importante para os produtores da região, primeiro a aplicação do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), desmistificando muitas questões em relação à necessidade de rotação de cultura e alternativas de atividades.

E ainda buscará otimizar e potencializar ações que os agricultores já realizam em suas propriedades de forma a integrar sistemas, reduzir custos e melhorar os sistemas produtivos das famílias. Será também mostrada a viabilidade econômica das atividades para a agricultura familiar como alternativa de geração de renda para essas famílias”, explicou o diretor.

Curiosidades

Caracterizada como feira da soja, a temática destaca a importância da soja na região nordeste do Estado, com 10% da área total de produção de grãos que corresponde à cerca de 100 mil hectares de área produzida, Campos Lindos é o maior produtor de grãos do Tocantins.

Programação

28 de junho

16h30 às 16h – Melhoramento Genético na Pecuária e seus benefícios – Seagro
16h às 16h30 – Estratégias de suplementação na pecuária de corte – Ruraltins
16h45 às 17h30 – Rotação de culturas e seus benefícios – Seagro
17h30 às 18h – Depoimento de produtores sobre rotação de culturas
18h às 19h15 – Assembléia APROSOJA
21h – Abertura oficial Festa da Soja

29 de junho

8h30 às 19h15h – Farmácia verde: plantas medicinais – Ruraltins
0h15 às 10h – O segredo para uma horta de sucesso – Ruraltins
10h15 às 11h – Uso integral dos alimentos: mais saúde e economia