A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, e em parceria com a Defesa Civil, de Palmas, realizou nessa quarta-feira, 3, a fase prática do curso de Brigadistas de Incêndio, ministrado pelos técnicos em defesa civil, o subtenente Pedro Rocha Medeiros e o 2º sargento Alis Gomes Feitosa, desde a última segunda-feira, 1º de julho. Estiveram presentes o engenheiro ambiental do município, Willian Sousa, e também a engenheira Florestal Lusiane Moura.
Os primeiros dois dias de curso foram voltados para o conteúdo teórico e, no terceiro dia, os brigadistas foram a campo para aplicar os conhecimentos adquiridos. A brigada será composta por 14 servidores da Prefeitura, que receberão 50% de gratificação e devem ficar à disposição até que o período chuvoso comece. Já o cadastro reserva possui 10 jovens atiradores do Tiro de Guerra 11-008, prontos para serem acionados, caso haja necessidade.
De acordo com o 2º sargento Alis Gomes Feitosa, a tática utilizada no treinamento prático, acero técnico de combate indireto, consiste em quebrar a continuidade do combustível o que facilitará o combate de possíveis focos de incêndio, tanto na área urbana como na florestal. Na percepção do sargento Feitosa, a equipe está comprometida, motivada e disposta a trabalhar com afinco em defesa do meio ambiente.
Para o servidor municipal Rogério da Silva Reis, “o curso foi ótimo, já tinha um pouco de experiência, mas pude notar que existem várias técnicas diferentes, adquiri outros conhecimentos e me sinto mais preparado e motivado para o desenvolvimento do trabalho”, ressaltou.
Segundo o soldado do Tiro de Guerra 11-008, Denis Cunha de Sousa, de 19 anos, “este é um curso importante, pois trata-se de uma prestação de serviço à sociedade e uma ação de preservação do meio ambiente. Além de ser um aprendizado e experiência para a vida toda”, concluiu.