Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Acontece na manhã deste sábado, 6, no auditório da Defensoria Pública, às 9h, o I Ciclo de Palestras contra à Corrupção. Realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol/TO), o evento traz o tema “O controle social e o papel do cidadão fiscalizador” e será aberto à comunidade em geral e delegados de todo o Estado. 

O encontro conta com a presença da palestrante, delegada Patrícia Domingos (PC/PE). Ela atuou no combate à corrução como titular da Delegacia de Crimes Contra à Administração e Serviços Públicos de Pernambuco (Decasp), que em novembro do ano passado, por meio de decreto do atual governador, foi extinta. A Delegada comenta como surgiu a iniciativa que busca alertar a população sobre a atuação do Poder Público. “Desde o fechamento da Descap nós estamos engajados na conscientização do cidadão sobre a importância do controle social, tentando tirar a sociedade dessa passividade que entorpece o povo, demonstrando que existem ferramentas para auxiliar na construção do Brasil que merecemos.”, afirma.

Sobre as expectativas do evento, a delegada acredita que “as palestras aproximam a sociedade da polícia e dos órgãos de controle, promovendo a união de forças a fim de viabilizar a transformação social tão sonhada por todos”, finaliza.

Segundo o presidente do Sindepol/TO, Mozart Felix, o evento busca despertar a população para a atuação efetiva do papel de cidadão. “Precisamos estar atentos sobre à nossa responsabilidade enquanto cidadãos! Este encontro vai alertar sobre a importância de fiscalizarmos os atos públicos, evitando assim que os corruptos usurpem o patrimônio público para atender os próprios interesses”, conclui.

Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira, 05, no endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/1ynG0knppDcfpZ0IuIEgB0PJTVJDwCNCDFn357lBrUXk/edit  

Delegados

O Estado do Tocantins conta hoje com 220 unidades operacionais da Polícia Civil, estando 180 delegados na ativa, distribuídos nos 139 municípios. Atualmente o Sindepol/TO têm 182 Delegados filiados entre aposentados e na ativa e sempre busca promover eventos de capacitação aos profissionais que lutam em prol da segurança da comunidade no combate à corrupção.