As obras de melhorias em estradas vicinais na área indígena Karajá/Xambioá estão com a construção de uma ponte de concreto armado de 20 metros quase pronta. A reserva indígena fica localizada no município de Santa Fé do Araguaia, região noroeste do Estado. O objetivo é facilitar a trafegabilidade do povo indígena da região, dando acesso a escolas e interligando as aldeias.
As melhorias vão beneficiar 128 famílias, divididas nas quatro aldeias da etnia, povos da Aldeia Kurehê e da Aldeia Xambioá, integrantes da Terra Indígena Hawa Tymara, existentes na região ao longo do Rio Araguaia.
A reserva está sendo contemplada com a construção de seis bueiros tubulares, uma ponte de 20 metros e 10,76 km de nivelamento de pavimento e cascalhamento de estradas. O valor do investimento é de R$ 664,8 mil.
Os trechos contemplados foram apontados pelos indígenas em audiências públicas realizadas dentro da comunidade.
As melhorias fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), financiado pelo Banco Mundial, executado sob a responsabilidade do Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).
Cultura
A empresa responsável pelas obras, M.A Engenharia e Construções Ltda, antes de iniciar as obras foi orientada pela Ageto a seguirem todos os cuidados ambientais previstos no projeto e que também observassem o respeito à cultura indígena. As orientações tiveram o objetivo de facilitar o relacionamento dos beneficiários com os trabalhadores. Como por exemplo, a proibição da caça e da pesca em terras indígenas para que os operários não cometam atos ilícitos.