Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), inicia nesta terça-feira (16/07) a segunda etapa de visitas às aldeias do Estado. Desta vez, as comunidades indígenas da 5ª Zona Eleitoral de Miracema e 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso receberão os representantes da Justiça Eleitoral. A programação segue até quarta-feira (18/07).

Para mobilizar os caciques, anciãos e a comunidade indígena, na semana passada uma equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) percorreu as aldeias da região para fazer o convite e explicar aos eleitores a importância da participação dos indígenas no processo político eleitoral.

Ao todo, eleitores de 26 aldeias em Tocantínia e Pedro Afonso participarão das atividades do projeto criado em 2017 e que, atualmente, é desenvolvido em caráter permanente pela Justiça Eleitoral tocantinense. O projeto também concorre a 16ª edição do Prêmio Innovare, na categoria “Promoção dos Direitos Humanos”.

Programação

A abertura desta etapa será realizada nesta terça-feira (16/07), às 9 horas, na aldeia Rio Sono, em Tocantínia, com a palestra “A importância da participação do povo indígena no processo eleitoral”, com o juiz eleitoral Wellington Magalhães.

Em seguida, o juiz eleitoral Luís Otávio Queiroz Fraz ministrará a palestra “Legislação Eleitoral – direitos e deveres”; e os indígenas participarão de uma mesa redonda para esclarecer dúvidas. Encerrando a programação, haverá a aplicação do “Jogo de Tabuleiro – Eleitor do Futuro e processo eleitoral” e os participantes terão a oportunidade de fazer parte de uma votação simulada na urna eletrônica.

Seguindo o cronograma, na quarta-feira (17/07) será a vez da participação dos eleitores da aldeia Brejo Comprido, em Tocantínia; e na quinta-feira (18/7), a equipe da Justiça Eleitoral do Tocantins dará continuidade à programação na aldeia Lajeado, em Pedro Afonso. As ações têm início sempre às 9 horas.