Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Praia da Tartaruga no município de Peixe/TO

Praia da Tartaruga no município de Peixe/TO Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Praia da Tartaruga no município de Peixe/TO Praia da Tartaruga no município de Peixe/TO

A temporada de Praia 2019 segue para sua reta final com índices de ocorrências relativamente tranquilos em todo o Estado. Mesmo com grande volume de banhistas, as localidades com maior destaque têm mostrado o amadurecimento do público e chamado a atenção pelas poucas solicitações junto ao Corpo de Bombeiros Militar.

Para o tenente-coronel Cléber José Borges Sobrinho, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, também coopera para os baixos índices de ocorrências a presença dos bombeiros militares com as ações preventivas, onde os banhistas recebem orientações no corpo a corpo realizado durante o expediente nas praias.

Nas abordagens, sejam elas com indivíduos sozinhos ou em grupo, os bombeiros militares entregam folders com ilustrações de situações de segurança e também dialogam como forma de complementar e contextualizar o assunto.

“A presença dos bombeiros militares nas praias neste terceiro final de semana da Temporada, garantiu mais de 11.000 ações preventivas, e isso cooperou para registro de zero afogamento onde estivemos atuando”, relatou o coronel.

Faltando uma semana para o fim da temporada 2019, cinco óbitos foram registrados até o momento pelo CBM. Para o coronel Cléber, “a delimitação da área de banhista e as abordagens ao público presente são os fatores principais para alcançarmos a tranquilidade observada pelos usuários das praias tocantinenses”.

Relatório

Três localidades com grande movimentação no final de semana chamaram a atenção, como a Praia da Tartaruga, em Peixe, o Miracaxi, em Miracema, e o Rally das Águas, em Itacajá. Os locais receberam milhares de visitantes, e ainda assim, o Corpo de Bombeiros Militar só não passou despercebido porque realizou suas ações preventivas, atuando com as orientações junto ao público. Foram 11.063 abordagens no total.

Em Miracema, onde milhares estiveram entre sexta-feira e domingo, apenas nove ocorrências foram registradas pelo CBM. “Foi um final de semana com evento de grande extensão. Nós entrávamos às 22h, e saíamos às 5h. E avalia-se como tranquilo”, diz o subtenente Rogério de Souza.

No Rally das Águas, nem houve registro de ocorrências. O evento, já tradicional, teve mais de quatro mil participantes.

Segundo um relatório do CBM, no final de semana houve oito praias atendidas com a presença de bombeiros militares, com um total de 27 guarda-vidas empregados.

Além disso, 67 praias foram fiscalizadas com rondas, em duas houve Atendimento Pré-Hospitalar (APH), e em 17 ocorreram atividades preventivas-aquáticas.