Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O calcário corrige a acidez do solo, equilibrando seu PH e tornando-o mais fértil

O calcário corrige a acidez do solo, equilibrando seu PH e tornando-o mais fértil Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes O calcário corrige a acidez do solo, equilibrando seu PH e tornando-o mais fértil O calcário corrige a acidez do solo, equilibrando seu PH e tornando-o mais fértil

A Prefeitura de Araguaína inicia nesta semana a distribuição de calcário para pequenos produtores de 21 comunidades da zona rural, por meio do Programa de Distribuição de Calcário, implantando em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O calcário corrige a acidez do solo, equilibrando seu PH e tornando-o mais fértil. Ao todo, serão distribuídas 2.625 toneladas do insumo a 409 famílias.

Para receber o benefício, os produtores se cadastraram junto à Diretoria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura Municipal de Araguaína. “Foi coletada uma amostra do solo de cada propriedade inscrita. Com base na análise laboratorial dessa amostra, é que foi definida a quantidade de calcário que cada um irá receber para potencializar sua produção”, explicou o diretor de Agricultura e Pecuária, Mário Vitória.

Junto com o calcário, os produtores recebem orientações da equipe técnica para que planejem suas atividades, obtendo maior rentabilidade na produção.

Comunidades atendidas

Serão atendidos os moradores da região do Povoado Garimpinho, além dos projetos de assentamento Três Riachos, Paraíso, Rio Preto e Manoel Alves, entre outros. Nas localidades citadas são produzidos diversos alimentos como abacaxi, mandioca, melancia, feijão, entre outros.

A agricultura familiar é responsável pela produção dos hortifrútis ofertados na merenda escolar da rede pública municipal, lares de idosos e orfanatos, adquiridos por meio dos programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Compra Direta. Em 2018, mais de R$ 1,6 milhões foram injetados na economia local por meio dos dois programas.