Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariah Soares Ercivane Pereira mostra com orgulho o produto que mudou renda familiar Ercivane Pereira mostra com orgulho o produto que mudou renda familiar
  • O texto publicado no site da FAO fala sobre 12 mulheres da Copemito que resgataram os ensinamentos dos antepassados

Responsável pela campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos no Tocantins, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) foi destaque no site da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com uma ação promovida pela Colônia de Pescadores Profissionais de Miracema e Tocantínia (Copemito).

O texto publicado no site da FAO fala sobre 12 mulheres da Copemito que resgataram os ensinamentos dos antepassados e encontram no peixe a saída para deixar a linha da pobreza. Elas se uniram e idealizaram a Festa do Pescador e da Pescadora em Miracema. Neste ano de 2019, a edição do evento, ocorreu no mês de julho, no Ponto de Apoio, local turístico da cidade, às margens do rio Tocantins.

O cardápio à base de peixe foi de encher os olhos e dar água na boca: quibe, tortas, pizza, escondidinho, lasanha, bolos, caldos, peixe frito e ao molho, foram algumas opções oferecidas a preços populares.

O link para acessar o texto no site da FAO é: http://www.fao.org/family-farming/detail/en/c/1201487/.

Campanha no Tocantins

O Tocantins foi o primeiro estado do país a lançar a campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, da FAO. O objetivo é compartilhar informações e soluções inovadoras para tornar visíveis conquistas atuais e futuros desafios para reduzir a pobreza rural e promover a segurança alimentar e nutricional de mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes.

A campanha foi lançada durante Agrotins 2019, e contou com a presença da embaixadora da FAO no Norte do País, Simone de Brito Barreto.

Para o segundo semestre deste ano, a Seagro elaborou um calendário de ações para o Dia Internacional das Mulheres Indígenas (5/9), Semana Mundial da Alimentação (outubro), Dia Internacional das Mulheres Rurais (15/10) e Dia Internacional da não-violência contra as Mulheres (25/11).

Como parte integrante, o Tocantins segue os temas centrais da campanha regional (América Latina e Caribe), que são a segurança alimentar e nutricional e a redução da pobreza rural.

Brasil

No Brasil, a campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos é organizada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que atua de forma articulada, em nível nacional, com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a ONU Mulheres, a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF) e a Diretoria Geral de Desenvolvimento Rural do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (DGDR-MGAP) do Uruguai.

A campanha é colaborativa, sem fins lucrativos e pessoas físicas ou jurídicas podem ser colaboradores.