Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Já estamos em agosto e muitos dos grandes torneios de tênis já passaram. O Australian Open sempre vem e vai no começo do ano e a sequência Roland Garros e Wimbledon já premiou Rafael Nadal e Novak Djokovic. O que falta em 2019 então para o tênis? Muita coisa mesmo. Inclusive para brasileiros.

Só para citar um exemplo, o sensacional Marcelo Melo, atualmente o quinto no ranking de duplas da ATP (já ocupou o primeiro lugar em diversas ocasiões) está disputando o ATP 500 em Washington (Estados Unidos) e já está na semifinal. Bruno Soares, também do Top 10 nas duplas, foi eliminado da competição.

O ATP de Washington é só um dos quatro ATPs 500 que vão rolar até a virada do ano e com certeza abrem a possibilidade para o fanático pelo esporte fazer apostas de tênis. Vamos aos outros torneios tanto no masculino como no feminino que valem a pena ficar de olho.

US Open

Eu falei dos três Grand Slams, mas deixei um de fora. Ele é o US Open, que ainda vai acontecer (26 de agosto a 8 de setembro) em Nova York. Os atuais campeões são Novak Djokovic no masculino e Naomi Osaka no feminino.

Nem precisa falar muito da tradição da competição, que terá sua 139ª edição. O que vale destacar é que o Big Three atual do tênis – Nadal, Federer e Djokovic – nunca esteve tão próximo entre si.  É incrível pensar que os antigos grandes campeões acumularam títulos porque dominaram suas eras. Já os três atuais foram contemporâneos em suas carreiras (Federer é um pouco anterior) e mesmo assim estão encabeçando a lista com 20 para o suíço, 18 para o espanhol e 16 para o sérvio. É um momento incrível para o esporte.

Todos eles estarão em Flushing Meadows. Federer vai querer ganhar uma folga. Nadal e Djokovic só querem saber de embolar a brincadeira. Quem ganha é o fã de tênis, que vai poder acompanhar tudo isso. Como habitual, todos esses torneios devem aparecer nos canais da TV fechada.

Já no feminino o equilíbrio tem tudo para ser a tônica no US Open. Serena Williams é a favorita, como não poderia deixar de ser, mas Osaka na tentativa do bi, Simona Halep, Petra Kvitova e Ashleigh Barty também precisam ser consideradas.

E nas duplas? Marcelo Melo com o polonês Lukasz Kubot tem tudo para entrar como um dos favoritos. Já Bruno Soares, que está ganhando entrosamento com o croata Mate Pavic e ainda não teve bons resultados, não chega com o mesmo status, mas não durma no ponto com suas odds.

Laver Cup

A Laver Cup é a oportunidade para vermos Rafael Nadal e Roger Federer comemorando juntos e a vitória de um ser importante para o outro. Sim, um verdadeiro parafuso na cabeça dos fãs de tênis e envolvidos em uma das maiores rivalidades da história do esporte. Ambos estão confirmados para o Team Europe, junto com Dominic Thiem, Fabio Fognini e Alexander Zverev. Ainda há uma vaga a ser fechada.

Já no Team World, que será capitaneado por John McEnroe (o da Europa será por Bjorn Borg, ambos pelo 3º ano seguido) tem Kevin Anderson, John Isner, Milos Raonic e Denis Shapovalov confirmados até o momento. Faltam dois tenistas a serem confirmados. Os jogos serão nos dias 20 a 22 de setembro em Genebra, na Suíça.

A competição, por mais que seja oficial da ATP, não conta pontos para o ranking. Vale para os tenistas pela premiação e para os fãs de tênis pela disputa renhida. As duas primeiras edições tiveram os europeus como campeões.

ATP 1000 e WTA Premier não faltam

Ainda teremos muitos ATP 1000 até o fim do ano. Antes do US Open teremos o Open do Canadá e de Cincinnati (Estados Unidos). Em outubro vai ser disputado o Shanghai Masters e o Paris Masters.

Já o WTA Premier 5 rola no Canadá e Cincinatti também e em setembro teremos o Wuhan Open e o China Open com grandes premiações e importância no ranking das melhores tenistas do mundo.

Não desconsidere eles ao acompanhar, já que são vitais para a proteção de pontos no ranking e também subir algumas posições.

ATP e WTA Finals

Por fim, o final do ano já é marcado com as disputas finais da Copa Davis e da Fed Cup e os Finals da WTA e ATP. Por mais que algumas desistências sejam possíveis, é sempre legal ver a despedida do ano no tênis.

A versão masculina será disputada em Londres, na O2 Arena, em novembro. Já a feminina será em Shenzhen na China, no fim de outubro. Cada uma terá os 8 melhores tenistas selecionados por vários critérios. Ainda serão disputadas as competições de duplas e nos resta torcer pela presença de um brasileiro.