Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nessa segunda semana de agosto, o CineSesc de Palmas, Araguaína e Gurupi irá exibir o segundo filme selecionado para o Sesc Amazônia das Artes 2019: “Marajó das Letras” (Brasil/2017). A classificação indicativa é livre e as sessões gratuitas acontecem às 19h nos dias 09 e 10 de agosto. O primeiro filme exibido foi “Manoel Bernardino – O Lenin da Mata”. 

Confira a seguir, o resumo do filme, locais, datas e horários de exibição:

“Marajó das Letras” – A segunda etapa do projeto ‘Letras que Flutuam’ apresenta o documentário ‘Marajó das Letras’, que é fruto do mapeamento dos mestres pintores de barcos da ilha do Marajó, chamados abridores de letras. Este saber difuso pode ser encontrado ao longo dos rios da Amazônia, apresentando características locais. Como a pintura de letras de barcos representa a paisagem marajoara? Como essa paisagem é representada pelos abridores de letras? A diversas manifestações culturais que influenciam essa expressão artística: desde os tipos de embarcações às variadas técnicas de pintura de letras de barcos; das aparelhagens de tecnobrega ao do tradicional carimbó. Estas são algumas das características mostradas nesse curta que traz não só uma visão documental das letras decorativas amazônicas, mas também a poética por trás dos traços desses artistas, que flutuam nas águas do gigantesco arquipélago do Marajó.

O documentário tem a direção de Fernanda Martins e Sâmia Batista, 30 minutos de duração e classificação livre.

Palmas, Araguaína e Gurupi: 09 e 10/08 – às 19h.

O Sesc Amazônia das Artes é uma mostra que estimula e difunde a cultura amazônica, com o objetivo de promover a circulação da produção cultural dessa região, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado, devido à sua proximidade geográfica e identificação sociocultural. Oferece uma programação extensa e variada que inclui música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, e oficinas. Desde sua criação, a coordenação do projeto é alternada entre os Departamentos Regionais do Sesc nos estados participantes, Tocantins (2008 e 2018), Pará (2009 e 2019), Amapá (2010), Mato Grosso (2011), Acre (2012), Piauí (2013), Maranhão (2014), Roraima (2015), Amazonas (2016), e Rondônia (2017).