Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Banco da Amazônia

Foto: Banco da Amazônia

Na manhã desta quarta-feira, 14, a superintendência do Banco da Amazônia no Tocantins realizou em sua sede Encontro Técnico para o Planejamento da Aplicação das Fontes de Recursos Financeiros para 2020. O encontro que ocorre anualmente serve para traçar as novas perspectivas para o ano seguinte e debater quais setores produtivos receberão investimentos por parte do Banco que, em parceria com vários órgãos, promoverá o desenvolvimento da região. Para o Estado do Tocantins, a previsão orçamentária de recursos em 2019 é da ordem de R$ 1,73 bi com FNO.

O superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, explicou o foco do encontro: “Nos últimos anos a aplicação dos recursos tem caído muito para os pequenos produtores, então nosso foco está voltado para eles, além disso, as parcerias continuam sendo de extrema importância para a obtenção de assistência na área de reestruturação técnica no Estado”, comentou.

No encontro foram feitas avaliações de cada região em que o Banco atua no Estado, debatendo quais áreas de produção merecem mais atenção ou até mesmo inclusão no Plano de Aplicação. O destaque ficou para a organização de novas cadeias produtivas com foco na diversificação, além do Cooperativismo a fim de agregar valores e praticidade aos pequenos produtores.

A reunião contou a presença de representantes de entidades do município e do Estado acompanhadas por suas respectivas equipes de apoio e gestão.

Estavam presentes: Fieto, Seagro, Faet/Senar, Ruraltins, Crea-To, Agência de Fomento, Embrapa, Acipa, Sefaz, dentre outras.