Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raíza Milhomem

Foto: Raíza Milhomem

Mais de 50 testes rápidos para leishmaniose foram realizados em cães durante ação da Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose, que aconteceu no início da noite desta terça, 13, no Parque dos Povos Indígenas. Dos testes realizados, 16 deram positivos e serão encaminhados ao laboratório para exame sorológico que confirmará a doença.

“Se no exame sorológico for confirmado a doença, os respectivos donos desses animais serão comunicados. Por isso, é importante ações como essa, onde conseguimos alcançar um público maior e fazer controle e combate à leishmaniose”, ressaltou o gerente da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), Auriman Cavalcante.

Elini Coelho Silva aproveitou a ação que contou com feira de adoção de animais para falar sobre a importância da guarda responsável. “É um bichinho indefeso, tem cuidar bem, pois acabam se tornando um membro da nossa família. A gente vê muita gente que não cuida bem, que abandona seu animal, e todo cuidado que a gente puder ter com o animalzinho é importante. Se for para pegar e não cuidar é melhor que não pegue”, disse Elini.

Nesta quarta, a partir das 14 horas, a ação será na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, na Arne 64 (508 Norte), com palestra sobre combate e controle das leishmanioses e exposição de vetores.

As atividades encerram na quinta, 15, com ações na Escola Estadual Tiradentes e na praça do Ginásio Ayrton Senna. Na escola, a palestra sobre combate e controle das leishmanioses começa às 14h20; e no Ginásio, das 17 às 22 horas, haverá orientações e distribuição de materiais educativos, exposição dos vetores e teste rápido em cães.