Nesta sexta-feira, 13, penúltimo dia de atividades na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022), a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas levará, por meio da equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), informações aos visitantes sobre como prevenir agravos importantes como: raiva animal, acidentes com animais peçonhentos, leishmanioses e arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).
O objetivo, conforme o gerente da UVCZ, Auriman Cavalcante, é conscientizar a população sobre a importância da prevenção a essas doenças, seja vacinando seus animais contra a raiva animal ou limpando os quintais de suas casas de modo a evitar a proliferação dos mosquitos causadores de doenças. Assim, para ficar sabendo um pouco mais sobre esses agravos, a Semus convida os visitantes da Agrotins 2022 a passarem no estacionamento ao lado da Casa de Apoio à Saúde. No local, além das orientações que serão passadas pela equipe da UVCZ, está sendo oferecida vacinação no ‘Busão do Mais Saúde’; atendimentos no Posto de Saúde e ainda tem a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão para atender os casos de urgência.
No ‘Busão do Mais Saúde’ estão sendo oferecidas as vacinas contra a Covid-19, Influenza e Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba). Para se vacinar, basta estar munido dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Festejo
Na sexta-feira, 13, após o atendimento na Agrotins, das 14 às 18 horas, o Busão seguirá para os festejos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde colocará à disposição da população as mesmas vacinas oferecidas na Feira Agrotecnológica do Tocantins. No local, o atendimento será das 19 até as 22 horas.
No sábado, 14, o Busão retorna para a Agrotins, onde atenderá das 9 às 16 horas.
Públicos
As doses dos imunizantes da Covid-19 estão liberadas para o público a partir dos 12 anos de idade. A vacina Tríplice Viral, por sua vez, é para trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a quatro anos de idade. Já, a vacina Influenza (gripe) está disponível para a população acima de 60 anos; crianças de seis meses a quatro anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas até 45 dias pós-parto; indígenas; professores; portadores de doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo; caminhoneiros; trabalhadores portuários; forças de segurança; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. (Secom Palmas)