Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação/Seagro

Foto: Divulgação/Seagro

Uma equipe técnica da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), elaborou recentemente, projeto modelo de reforma e construção de uma agroindústria para beneficiamento de polpa de frutas. A processadora de propriedade do produtor Murilo Gomes da Silva fica localizada, no povoado conhecido como “Couto Velho”, às margens do Rio Araguaia, município de Couto Magalhães.

O projeto em fase de implantação passa por vistoria técnica para adequação das normas e liberação do registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O registro no Ministério da Agricultura possibilita a comercialização das polpas no Tocantins e outros estados do Brasil. A equipe técnica acredita que, nos próximos três meses, a agroindústria esteja em funcionamento.

Segundo a engenheira de Alimentos da Seagro, Kênia Lellis, a implantação desta agroindústria mostra que, juntos, produtores e os órgãos competentes podem alcançar novas conquistas nas cadeias produtivas agroindustriais. “É um projeto modelo para os demais produtores que desejam empreender neste segmento de produção de frutas e pleiteiam o registro das suas unidades produtivas junto ao Mapa”, destacou.  

Produtos

A agroindústria irá processar frutos do cerrado (extrativista) e, agroflorestais tais como: cajá, buriti, manga, tamarindo, acerola, caju, goiaba, cupuaçu, dentre outras.

Fornecimento

A expectativa do produtor, Murilo Gomes, é também fornecer as polpas de frutas para programas de governo com Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ação

Essa ação faz parte das políticas públicas de incentivo da Secretaria da Agricultura, por meio da Gerência de Agroindústria para impulsionar as cadeiras produtivas agroindustriais, principalmente para atender os agricultores familiares do Estado, gerando por consequência emprego e renda.