Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Elias Oliveira

Com a participação da tetracampeã mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou na manhã desta quinta-feira, 15, momento de interação com os alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso. Na ocasião, a atleta recebeu uma homenagem pelas suas conquistas no esporte.

O secretário executivo da Seduc Robson Vila Nova Lopes destacou a importância da incitava. “Para nós é motivo de muita satisfação receber uma tetracampeã mundial no Estado do Tocantins. Temos certeza que o contato com nossos alunos atletas da modalidade, e profissionais da educação física, potencializará o interesse pela prática esportiva nesta e em outras modalidades”, ressaltou.

O secretário executivo também destacou a iniciativa dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), por meio do qual os alunos têm maior possibilidade de ingresso no mundo esportivo. “São atividades que começam entre os estudantes, mas que já revelaram o talento de atletas que estão ocupando espaço no esporte nacional”, apontou.

A aluna Laysa Mancine Alves Gil competirá na etapa individual dos Jets, neste ano, na prova de lançamento de dardo. Para ela, o momento serviu de motivação para se firmar no esporte. “Seguir a carreira no esporte passa pelos meus planos, e ver a trajetória da Ana [Marcela] me motivou mais. Já fiz natação também e, agora, eu senti uma vontade maior de voltar a nadar”, contou.

Quem também vê no esporte uma grande oportunidade é o aluno Carlos Eduardo Chaves do Vale. Há três anos, ele pratica natação e conhecer a trajetória da atleta é motivo de inspiração. “O esporte é muito importante para mim e a história dela me inspirou. Fiquei pensando: será que um dia eu chego ao nível dela? Isso me faz criar metas, me motiva a praticar mais [natação]”, afirmou.

Homenagem

Durante a visita à escola, a atleta recebeu do secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes, uma placa de honra ao mérito, em sua homenagem. “Eu fiquei muito feliz com essa homenagem e mais ainda em ver a estrutura da escola, pelo fato de ela ofertar atividades esportivas para os alunos, isso é muito importante para o futuro deles”, ressaltou.

Quem também recebeu a placa foi o treinador da atleta, Fernando Possenti. Eles estão no Estado a convite da Federação Aquática do Tocantins para ministrar palestras sobre maratonas aquáticas. A atleta, que é considerada uma das melhores nadadoras do esporte aquático, venceu a última prova na disputa dos 25 km no mês passado em Gwangju, na Coreia do Sul.