A deputada estadual Claudia Lelis, PV, afirmou que está preocupada com o futuro dos projetos e programas que são desenvolvidos pelo Tocantins na área ambiental com o corte de 300 milhões de coroas norueguesas, o equivalente a R$ 130 milhões, para ações contra o desmatamento no Brasil. As doações são realizadas desde 2008 pela Noruega para o Fundo Amazônia respondendo por 94% das doações.
Claudia Lelis que em 2017 esteve na Reunião Anual do GCF – Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas - na cidade de Balikpapan, Indonésia, defendeu no evento, a vinda mais recursos para o Estado, e consegui que esses recursos na ordem de USD $ 25 milhões fossem disponibilizados para os estados que fazem parte GCF.
“Vejo um retrocesso enorme na área ambiental com a corte desses recursos e fico muito preocupada com o futuro ambiental em nosso Estado, e principalmente dos projetos ambientais que já estavam em execução, como o Cadastro Ambiental Rural, e tantos outros que estão prontos para serem executados”, ressaltou Lelis.
A deputada que é do partido verde e presidente da comissão de meio ambiente, turismo e energia da Assembleia disse ainda “que é muito sério esse corte de recursos para toda a luta pelo clima. A Amazônia é o pulmão do mundo e todos nós dependemos inteiramente da proteção da nossa floresta, e por isso tenho certeza que essa medida trará sérios danos ambientais para todos os Estados que compõem a Amazônia Legal”, afirmou Claudia.