Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

As nascentes de três córregos, em Gurupi, foram recuperadas pelo Projeto Bacias Hidrográficas, coordenado pela professora doutora da Universidade de Gurupi (UnirG), Nelita Gonçalves Faria de Bessa. O evento de conclusão da etapa será na próxima segunda-feira, 19, às 16h, com uma breve cerimônia na nascente do Córrego Água Franca, no Campus I. Em seguida serão visitadas as nascentes do Córrego Mutuca, no Setor Daniela e no Córrego Dois Irmãos, próximo ao Uniclube.

Dentre os principais problemas que foram identificados nas três nascentes destacaram-se o assoreamento no Córrego Mutuca, causado pelas águas da chuva, queimadas e retirada da mata ciliar. Já no Água Franca, a invasão pela população, acúmulo de lixo e retirada da mata para uso da madeira. No Córrego Dois Irmãos foram identificados sérios problemas de queimadas e retirada da vegetação nativa para plantio de mandioca e cana.

Os trabalhos foram efetivados com recursos  da terceira parcela do convênio, no valor de R$ 106.000,00, na meta de revitalização da bacia urbanizada de Gurupi, que integra a bacia do Rio Santo Antônio. A etapa foi executada por meio da empresa vencedora de licitação, efetivada com recursos do Governo do Estado e Fundo Estadual de Recursos Hídricos, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh/FERH.

Conforme Bessa, foi executado o PRAD, que é o Plano de recuperação de áreas degradadas e realizada a limpeza mínima das áreas, com o cuidado de alterar da menor forma possível os locais. “Foi realizado ainda, o preparo do solo e abertura de covas, seguido de coroamento (limpeza em volta da muda plantada) e plantio de mudas somente nativas do cerrado e feitas de acordo com levantamento fitossociológico da flora. Este levantamento antecedeu a execução do PRAD e foi feito em parceria com o curso de Engenharia Florestal da UFT”, relatou.

A professora explicou também que “o passo seguinte foi o cercamento da área para isolamento no raio de 50 metros das nascentes, com aceiro para prevenção contra queimadas, plantio de mudas nativas e identificação dos locais, com placas”.

“É um importante passo conservar o ambiente e os recursos naturais, iniciando por ações onde vivemos. A UnirG vem cumprindo cada vez mais seu papel de universidade, integrando ao ensino e à pesquisa, ações de extensão como esta de recuperação de nascentes com responsabilidade social e ambiental. Resolvendo assim, problemas locais, regionais e contribuindo para o nosso bem-estar enquanto sociedade”, frisou Nelita Bessa.

Entenda sobre o projeto

As metas do projeto incluíram desde a criação do  Comitê de Bacias dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza que envolveu e mobilizou o poder público, sociedade civil e usuários de água dos oito municípios de abrangência da bacia, incluindo Gurupi, Peixe, Jaú do Tocantins, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Alvorada, Sucupira e Talismã, bem como, a revitalização da bacia urbanizada de Gurupi visando a proteção dos cursos d’água para evitar a degradação.

Incluiu ainda a infraestruturação do Parque Mutuca II, inaugurado no dia 15 de fevereiro deste ano. Com os recursos o projeto adquiriu, também, um micro-ônibus, sendo este de suporte para as ações do projeto e do comitê, a exemplo dos estudos que foram essenciais para criação das Áreas de Proteção Ambiental de Gurupi (APA’s), bem como as mobilizações para criação do comitê de bacias. Ainda, foi adquirida uma sonda paramétrica para analise in loco da qualidade da água dos cursos hídricos, resultando em estudos importantes envolvendo a qualidade da água frente às pressões da urbanização.

Também foi realizada uma pesquisa por acadêmicos e professores da UnirG e da UFT, a respeito dos usos e conflitos de água em nossa cidade, com visitas efetivadas junto a moradores de bairros localizados nas proximidades dos cursos d’água e das APA’s já criadas.

O projeto é executado com envolvimento das professoras Ma. Alessandra Duarte e Ma. Miréia Aparecida, além dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil, Gabriel Alves e Rafaela Xavier.

O convênio foi celebrado entre o Estado do Tocantins, Semarh/FERH) e a UnirG, em parceria com a Prefeitura de Gurupi, UFT e IFTO.