Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Clenio Araujo

Foto: Clenio Araujo

Produção de leite, consórcio entre açaí e banana, produção de carne e hortaliças: assuntos variados sobre os quais a Embrapa está organizando dias de campo e cursos neste mês de agosto. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no portal da Embrapa Pesca e Aquicultura até a véspera de cada evento.

No dia 22, próxima quinta-feira, acontecem os dois dias de campo. Ambos na parte da manhã e na Unidade de Aprendizagem Tecnológica (UAT) da Embrapa no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins), cujo acesso se dá pelo km 23 da TO 050, entre a capital tocantinense e Porto Nacional.

O dia de campo sobre produção intensiva de leite a pasto vai das 9h às 12h e nele estão programadas três palestras: planejamento e preparo de área de pasto intensivo na propriedade leiteira; adubação, subdivisão e irrigação de pastagem para pecuária leiteira; e manejos do pastejo rotacionado e do rebanho leiteiro. Quem está à frente das discussões é Cláudio Barbosa, zootecnista da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura. Mais informações podem ser obtidas neste link.

O outro dia de campo é sobre consórcio entre açaí e banana. O agrônomo Raimundo Rocha, também da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura, vai falar de três assuntos: importância do consórcio para a eficiência produtiva da cultura do açaí na agricultura familiar; preparo de área, espaçamentos das culturas consorciadas e plantio; e manejo das culturas consorciadas ao longo do ciclo produtivo. O evento vai das 8h às 12h; para mais informações, acesse aqui.

Cursos

Já no dia 23, sexta-feira, acontece curso sobre produção intensiva de carne a pasto. A parte teórica será no auditório da Embrapa (que fica no prolongamento da Avenida NS 10, cruzamento com a Avenida LO 18, sentido Norte, loteamento Água Fria) e contará com cinco temas: conceitos relevantes sobre produção de bovinos a pasto; correção de solo e adubação de pastagens para altas produtividades; manejo do pastejo em sistemas intensivos; suplementação alimentar de bovinos em pastagens adubadas; e resultados técnicos e econômicos de sistemas intensivos no Tocantins.

Para a tarde, estão programadas atividades práticas na UAT da Embrapa na Agrotins. O responsável por todas as atividades (tanto as apresentações, como a prática no campo) é Pedro Alcântara, que também é zootecnista e trabalha na área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pesca e Aquicultura. Acesse mais informações aqui.

O outro curso que a Embrapa está oferecendo em agosto em Palmas está marcado para o dia 29, quinta-feira da próxima semana, e vai tratar de produção de hortaliças em ambiente protegido. Ildon Rodrigues do Nascimento, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), vai abordar na parte da manhã – entre 8h e 12h – os seguintes temas: conceitos e histórico do uso do cultivo protegido; modalidades de cultivo protegido de hortaliças em uso no Brasil; manejo do solo e do ambiente no cultivo de hortaliças em ambiente protegido; e novas tendências do cultivo protegido de hortaliças no Brasil e suas aplicabilidades para as condições edafoclimáticas do Tocantins.

A parte teórica está marcada para a Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré (que fica na Quadra 1.306 Sul, Alameda 01, APM 37/40). E a prática será na Horta Comunitária da Quadra 1.106 Sul. Na Embrapa, o contato para esse curso é Raimundo Rocha. Para mais informações, clique aqui.

Os quatro eventos fazem parte da programação do Agosto Verde, programa da Prefeitura Municipal de Palmas que a cada ano divulga tecnologias sustentáveis voltadas para o meio rural. Em 2019, o tema do programa é “As boas práticas na produção agropecuária”.