Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Essa estratégia do Pré-Natal do Parceiro vem para abraçar a oportunidade do pré-natal da gestante e inserir o homem nesses cuidados

Essa estratégia do Pré-Natal do Parceiro vem para abraçar a oportunidade do pré-natal da gestante e inserir o homem nesses cuidados Foto: Nilecem Fernandes

Foto: Nilecem Fernandes Essa estratégia do Pré-Natal do Parceiro vem para abraçar a oportunidade do pré-natal da gestante e inserir o homem nesses cuidados Essa estratégia do Pré-Natal do Parceiro vem para abraçar a oportunidade do pré-natal da gestante e inserir o homem nesses cuidados

As unidades básicas de saúde dos 139 municípios do Estado receberão, nesta quinta-feira, 22, a web conferência com o tema Paternidade e Cuidado. A proposta é inserir a estratégia do Pré-Natal do Parceiro, na qual ao acompanhar as gestantes, os companheiros também possam passar por serviços de saúde existentes na unidade.

Segundo o técnico da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tárley Abdalla, participam da webconferência, técnicos em Saúde das UBS, que serão os responsáveis por executar e/ou replicar o projeto no seu município.

Ainda conforme Tárley Abdalla, um dos maiores problemas nos cuidados com a saúde do homem é a ausência do próprio homem que não procura atendimento aos cuidados básicos que o corpo precisa. Assim, essa estratégia vem para abraçar a oportunidade do pré-natal da gestante e inserir o homem nesses cuidados.

“Chamamos essa estratégia de Pré-Natal do Parceiro, quando aproveitamos a presença do homem nas consultas periódicas da parceira gestante para ofertar a ele os nossos serviços de saúde e também para prepará-lo para o exercício da paternidade com cuidado e compromisso em todas as etapas da gestação ao puerpério (ciclo no qual as mudanças causadas pela gravidez devem ser restituídas ao seu estado anterior )”, destacou Tárley Abdalla.

O objetivo primordial desta ação é informar como será a participação do homem no pré-natal, parto e puerpério; realização de exames de rotinas e testes rápidos; atualização do cartão de vacinas e o desenvolvimento de temas voltados para o público masculino nas atividades educativas durante o pré-natal, com a participação efetiva nos cuidados da família.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a participação do pai como acompanhante no parto tem por finalidade apoiar a mãe para que ela se sinta segura para estabelecer o vínculo com o bebê e diminuir o sentimento de medo durante o parto, além de proporcionar melhores percepções sobre o parto, menores taxas de sentimento de incerteza, mais suporte para compartilhar alegrias e auxílio na primeira mamada.

Área Técnica

A Área Técnica de Saúde do Homem faz parte da Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários e trabalha com políticas públicas de atenção básica à saúde do homem, gerindo os municípios e impulsionando ações estratégicas que os levem a atentarem para a importância de procurar os cuidados médicos preventivos e rotineiros.

Por meio do Ministério da Saúde, a área técnica se mantém com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish), que tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, bem como respeitando as particularidades de cada região.