Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de três meses atendendo Porto Nacional e após participação no 4º Futebol Solidário em Palmas, as unidades móveis Sesc Saúde Mulher e OdontoSesc irão realizar atendimentos gratuitos à população de Tocantinópolis, cidade que fica a cerca de 525 Km ao Norte da Capital. Serão feitos exames de mamografia e prevenção (Papanicolaou). A abertura oficial de mais essa dupla ação de Saúde está marcada para as 17h dessa terça-feira, dia 20 de agosto, no prédio da atual Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, antiga sede do Pioneiros Mirins, que fica na Rua Padre Giuliano Moretti, s/n, centro. 

Na ocasião, haverá uma carreata pelas principais vias da cidade. A solenidade contará com as presenças do vice-presidente do Norte do Sistema Fecomércio Tocantins, Vicente de Paulo Ribeiro; do Diretor Regional do Sesc Tocantins, Marco Antonio Monteiro; do Gerente de Desenvolvimento Social do Sesc Tocantins, Albacir Dias; do Prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes de Souza; do Secretário Municipal de Saúde, Jair Teixeira Aguiar, além de secretários e autoridades municipais. 

Depois da solenidade de abertura, as unidades móveis de Saúde do Sesc Tocantins começarão seus trabalhos nesse mesmo local a partir do dia 26 de agosto. As triagens foram e estão sendo feitas pelos agentes municipais de Saúde do Município.

Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza exames de mamografia e citopatológico, mais conhecido como papanicolau em mulheres, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

O projeto atende mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, o projeto funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, já com vida sexual ativa, para prevenir o câncer do colo do útero.

Os exames de mamografias serão para mulheres na faixa etária entre 50 a 69 anos. Mas caso haja indicação do médico ou de câncer na família (mãe, avó ou irmã) o Sesc irá atender mulheres a partir dos 35 anos de idade.

OdontoSesc

A unidade móvel OdontoSesc é composta por quatro (04) consultórios odontológicos, sala de raio x, sala de esterilização, dois escovódromos, sendo um adulto e outro infantil, além da recepção.

Entre os procedimentos que a unidade irá executar estão:

- Orientação de higiene bucal com doação de kit odontológico com escova e fio dental;

- Escovação supervisionada;

- Exame clínico intra e extra-bucal;

- Restaurações de amálgama, de resina, ionômero de vidro e restaurações provisórias;

- Aplicação de flúor, exame radiográfico, profilaxia (limpeza), extração de dentes de leite;

- Atendimento de urgência odontológica, abertura coronária (abertura de canal), prescrição medicamentosa, entre outros.

A equipe de odontologia do Sesc é composta por um (01) dentista, uma (01) auxiliar de saúde bucal, uma (01) assistente social e um (01) auxiliar de manutenção. A equipe é comandada pela doutora Juliana Afonso, supervisora da odontologia do Sesc Tocantins.

Também irão ajudar durante a estadia do Odontosesc em Tocantinópolis dentistas, auxiliares de saúde bucal, uma recepcionista e uma auxiliar de serviços gerais, cedidos pela Prefeitura.

A expectativa do Sesc e da Prefeitura é de realizar diariamente 64 atendimentos e oito (08) urgências, com estimativa de mais de 1.400 atendimentos por mês.