Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Vilmara Bianch

Foto: Vilmara Bianch

Na próxima quinta-feira, 22, às 19h, a exposição Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins será aberta em Gurupi como parte da programação de inauguração do Centro Cultural Mauro Cunha. A mostra é uma homenagem ao ex-governador Siqueira Campos, tem entrada gratuita e foi idealizada pelo conselheiro José Wagner Praxedes, que reuniu um grupo de amigos para realizá-la.

Praxedes explica que “a exposição só se tornou viável graças à dedicação do grupo de amigos e dos empresários que, numa demonstração de valorização do projeto, se empenharam e estão patrocinando toda a mostra”, concluiu.

Segundo o curador da exposição, o arquiteto José Eduardo Rodrigues, a exposição traz uma linha do tempo, desenvolvida em 24 painéis com cerca de 80 fotos, inclusive inéditas, complementadas com textos dando informações da luta secular pela criação do estado do Tocantins.  “A exposição, que terá como público-alvo os estudantes, será mais didática possível para que os visitantes se localizem no tempo, observando cada fato que levou à divisão territorial do estado de Goiás, a partir do sentimento de libertação do povo nortense”, explica Eduardo.

Os visitantes poderão contextualizar os fatos históricos da criação do Estado a acontecimentos relevantes de repercussões regionais, nacionais e mundiais, foram pontuados nos painéis, também de forma cronológica, relatos como a emancipação de municípios, independência do Brasil e a Revolução Francesa.

Também compõem a mostra documentos e objetos do acervo pessoal do homenageado e vídeo documentário retratando a história desde o século XVII até a criação do Tocantins pela Assembléia Constituinte de 1988, no Congresso Nacional.

O projeto foi idealizado por José Wagner Praxedes. Com o objetivo de manter acesa a história do Estado. Praxedes teve a iniciativa de reunir um grupo de amigos para resgatar documentos, estudos e imagens que compõem a exposição, tudo com apoio e patrocínio de empresas como Fieto, Energisa, Fecomércio, Public Propaganda e Natalya Brindes, bem como colaboradores individuais e , desta vez, da prefeitura de Gurupi.

A secretária de Cultura e Turismo de Gurupi, Zenaide Costa, ressaltou a grandeza desse momento. “Iremos inaugurar um grande espaço cultural que irá atender todas as regiões do Tocantins e para nós é muito importante que essa exposição faça parte disso, não é só a história do Siqueira Campos, é da criação do nosso Estado. É importante mostrar para a nossa comunidade a nossa história”, afirmou.

A exposição estará aberta ao público de segunda à sexta-feira, a partir dessa sexta, 23, de 8h às 18h.