Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras), cobrou do Governo do Estado, nessa quarta-feira, 21, a implementação e o pagamento dos retroativos da insalubridade para os servidores profissionais que laboram nas unidades de saúde do Estado.

Segundo o sindicato, a reivindicação vem após a concessão do direito publicada em edição do Diário Oficial do Estado (DOE), resultado de várias tentativas da direção do sindicato em preservar e garantir o direito da categoria.

Conforme as portarias SES/SGPES/DGP/GFPC de nº 002, 004, 005, 007 publicadas no DOE de nº 5.357, do dia 14 de maio de 2019, após análise foi permitido correção do grau de indenização pecuniária da insalubridade. Outros casos, segundo o Sintras, manteve e ainda concede o direito conquistado pelos profissionais da saúde.

De acordo com o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, o governo reconhece e se compromete com o pagamento do direito a categoria com as publicações no diário oficial. “É o que estamos cobrando do governo, conforme o que diz a Legislação, que a indenização pecuniária para os servidores que laboram em locais insalubres, que diretamente ficam expostos a agentes nocivos à saúde, como agentes químicos e biológicos, radiações, vibrações, frio, umidade, exposição de calor e outros. Riscos que podem comprometer a saúde do trabalhador”, afirma Manoel. 

O presidente do sindicato ainda pontua que mesmo com todas as dificuldades que o Estado passa, é possível amenizar a situação dos servidores, pagando os seus direitos.