Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) está presente na  WorldSkills 2019, a Olimpíada da Educação Profissional que este ano acontece em Kazan, na Rússia. O evento tem o objetivo de apresentar as novas profissões que tendem a ganhar destaque no mundo do trabalho e avaliar a qualidade da educação profissional dos países participantes.

“É uma excelente oportunidade para nos atualizarmos sobre o que tem sido feito ao redor do mundo para ampliar as oportunidades profissionais dos jovens e levar as boas práticas ao Brasil. Agradeço a CNI (Confederação Nacional da Indústria) pelo convite, pois todas a informações recebidas aqui aliada a parceria do legislativo com a instituição certamente orientará projetos para o desenvolvimento da educação profissional no Brasil”, afirmou Dorinha. 

A deputada destacou que uma das preocupações no Brasil nessa área é a Lei Geral de Proteção de Dados aprovada em 2018 pelo Congresso Nacional que regulamenta o uso de dados pessoais no setor público e privado. “O País tem até 2020 para implantar as novas regras e tanto os órgãos públicos quando as empresas privadas ainda não estão preparados devido a necessidade de um grande número de profissionais com conhecimento avançado nessas tecnologias. Temos que nos preocupar em formar os nossos jovens para aquilo que o País precisa”, afirmou. 

A WorldSkills é organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha pelo desenvolvimento da excelência das ocupações técnicas. A delegação brasileira, que possui 63 jovens de 12 estados, é uma das favoritas na disputa. O Brasil foi o grande campeão em 2015, quando o torneio ocorreu em São Paulo. Dois anos depois, o país manteve-se no pódio, em segundo lugar, na competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.